PRESIDENTE EDILBERTO PONTES DESTACA PONTOS PRINCIPAIS DE SUA GESTÃO NO PROGRAMA POLÍTICA COM ERIVALDO CARVALHO

O Instituto Rui Barbosa, IRB, o Controle Externo na contemporaneidade e as iniciativas de acelerar julgamentos e aproximação entre o TCE e o cidadão foram alguns dos temas da pauta da entrevista do presidente do IRB, conselheiro do TCE Ceará, Edilberto Pontes Lima para o jornalista Erivaldo Carvalho do programa Política da TV Otimista.

Durante o programa divido em três blocos de 17 minutos de duração cada, Pontes abordou a função da Instituição e as perspectivas em sua gestão. De forma objetiva fez um breve histórico do surgimento dos Tribunais de Contas e a relação direta com Rui Brabosa. Explicou que o IRB é um Instituto Nacional, que congrega todos os Tribunais de Contas, com a função de disseminar conhecimento de temas relevantes para o Controle Externo, por meio de eventos, lançamentos de livros, revistas técnicas e capacitações.

No rol de prioridades está a criação do Núcleo de Estudos Avançados, voltado para a discussão de grandes temas nacionais e tendo como público-alvo os conselheiros das Cortes de Contas de todo o país.

“Manter os membros dos Tribunais atualizados e com acesso as discussões nacionais e internacionais a cerca das normas de auditoria, jurídica e assuntos relevantes fortalecem a missão constitucional dos TC’s”, disse.

No bloco seguinte deu espaço ao debate sobre a atuação dos Tribunais em tempos pandêmicos e apresentou algumas obras com o selo do IRB, tais como o “Os Tribunais de Contas, a pandemia e o futuro do Controle Externo”, “IRB rumo aos 50 anos” e também um de sua autoria “Federalismo e Democracia em Tempos Difíceis”.

As relações institucionais também foram destaque, quando citou que um dos primeiros atos, após a posse conjunta em Brasília, foi a reunião com o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, junto com os dirigentes da ATRICON, Cézar Miola (TCE-RS) e ABRACOM, Joaquim Castro (TCM-GO).

O presidente do IRB, Edilberto Pontes, no terceiro quadro do programa, tratou sobre transparência e acessibilidade de informações tanto do IRB como do TCE Ceará, a retomada das ações do Tribunal, sob o comando do presidente conselheiro, Valdomiro Távora e ainda do papel pedagógico das Cortes de Contas junto aos gestores com o intuito de evitar falhas na gerência dos recursos públicos.

O programa será exibido as 17 horas, desta segunda-feira, (28/2) nos canais:

Multiplay (103);
Brisanet (181) e Claro (526 HD e 26) ou no Portal:
https://www.tvotimista.com.br/
YouTube:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima