Em cumprimento à agenda institucional em Brasília-DF, o Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, participou de uma audiência com o Ministro Vital do Rêgo, Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), nessa terça-feira (18/02). O encontro teve como objetivo principal o estreitamento das relações entre as instituições para a promoção de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento do Controle Externo brasileiro e ao aperfeiçoamento profissional dos servidores que integram o Sistema Tribunais de Contas do país.
Durante a reunião, o Conselheiro Edilberto Pontes destacou a importância da recente integração do TCU ao IRB, consolidando uma relação histórica de colaboração entre as Entidades. Ele ressaltou que essa parceria tem se traduzido em diversas iniciativas conjuntas, incluindo a utilização da estrutura física do TCU para sediar eventos de relevância nacional promovidos pelo IRB. Além disso, enfatizou a valiosa participação de Ministros e Auditores da Corte de Contas Federal na disseminação do conhecimento por meio de cursos, palestras e seminários.
O Ministro Vital do Rêgo, por sua vez, reforçou o compromisso do TCU com as Entidades do Sistema de Controle Externo, especialmente com as ações a serem executadas pelo IRB. Ele ressaltou a importância do trabalho conjunto para fortalecer o controle e a fiscalização das Políticas Públicas no Brasil.
Na ocasião, o Presidente do IRB oficializou o convite ao Ministro Vital do Rêgo para participar do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (IX CICPP), promovido pelo IRB em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O evento será realizado de 26 a 29 de maio de 2025, em Manaus-AM, com o tema central “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”. O Presidente do TCU confirmou sua presença e elogiou a iniciativa.
Como forma de estreitar ainda mais a colaboração entre as instituições, o Conselheiro Edilberto Pontes presenteou o Ministro Vital do Rêgo com exemplares dos Manuais de Implementação das ISSAI, emitidos pela IDI/INTOSAI, e do livro “Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas: Avanços e Desafios”. Os manuais foram traduzidos para o português por meio de um convênio entre a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o IRB e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), com revisão dos textos pelo TCU e supervisão do Banco Mundial. O IRB, com apoio do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), ficou responsável pelos ajustes finais de redação e diagramação.
O livro sobre Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas resulta do trabalho conjunto do Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Tribunais de Contas do IRB e do Projeto “Inteligência Artificial” da Atricon. A publicação apresenta uma análise abrangente sobre a implementação da Inteligência Artificial (IA) nas Cortes de Contas do país, trazendo reflexões sobre os avanços e desafios do tema.
Também estiveram presentes na audiência os Conselheiros Júlio Pinheiro, Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB e membro do TCE-AM, e Rholden Queiroz, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e Diretor de Desenvolvimento e Políticas Públicas do IRB.