PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DE MINAS GERAIS É APRESENTADO DURANTE DO II ENCONTRO VIRTUAL DE BOAS PRÁTICAS EM GESTÃO DE PESSOAS

Equipe Instituto Rui Barbosa

A Gerente do Projeto Gestão por Competências, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Neigmárcia de Oliveira, apresentou o projeto para cerca de 110 participantes do II Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas, que abordou a temática: Competência de Liderança.

Neigmárcia de Oliveira iniciou a apresentação do projeto discorrendo sobre os conceitos e dimensões de competências. Na sequência, foram compartilhadas as metodologias de mapeamento de competências utilizadas no projeto, que observou as seguintes ações: entrevista com o Presidente do Tribunal; criação do Comitê de implementação, validação e estratégico; inventário comportamental; mapa de atribuições por produto; e pesquisa de tendências.

O Projeto atende diretamente ao disposto no Plano Estratégico 2021-2026, do TCE-MG, que em seu objetivo nº16 estabelece o desenvolvimento e mapeamento de competências gerenciais, considerando o perfil profissional necessário e a criação de um programa permanente de formação e seleção de líderes.

Autoconhecimento e inteligência emocional, gestão colaborativa, inovação, gestão da mudança, gestão de pessoas e equipes, comunicação, gestão de conflitos, gestão por competências e gestão estratégicas, foram elencadas como as competências trabalhadas no Programa de Formação de Líderes – Ciclo 2021-2022, no Tribunal de Contas Mineiro.

Ao concluir sua apresentação, a gerente Neigmárcia de Oliveira pontuou os desafios enfrentados durante a implantação do Programa: contratação de instrutores com perfil aderente ao contexto institucional em relação ao custo dessas contratações; construção de um banco de líderes; e a implantação do ciclo de mapeamento – avaliação – desenvolvimento.

Encerrada a apresentação do Projeto, a Coordenadora do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB, Adriana Loro, informou que, será formado um grupo de estudos para elaboração de um documento com diretrizes para os Tribunais que tiverem interesse de implantar o programa. Os interessados em participar do grupo devem preencher o formulário de manifestação de interesse. (Clique aqui).

 

Sobre o Encontro Virtual de Boas Práticas

Promovido pelo Comitê Técnico de Gestão de Pessoas, do Instituto Rui Barbosa (IRB), que é presidido pelo Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), o Encontro tem por objetivo proporcionar o compartilhamento e disseminação de dúvidas e boas práticas entre os Tribunais de Contas na área de gestão de pessoas.

A primeira edição do Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas foi realizada no dia 29/06, onde foi compartilhado, com os participantes, o “Programa Aprendendo a Recomeçar – PAR”, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que cria mecanismos que auxiliam os servidores a minimizarem as dificuldades enfrentadas durante o processo de aposentadoria.