Projeto Integrar realiza Encontro com especialistas

Com apoio do Instituto Rui Barbosa, o Projeto Integrar, desenvolvido com a cooperação técnica da OCDE e em parceria com nove Tribunais de Contas brasileiros, realizou, nos 17 e 18 de junho, Encontro com Especialistas nos principais temas relacionados ao Projeto: políticas educacionais; governança multinível; avaliação de riscos; e uso de indicadores.

Com o objetivo de consolidar e aprofundar o conhecimento adquirido por meio de leituras dirigidas, o Encontro fez parte da iniciativa dedicada a equalizar o domínio dos conhecimentos de todos os técnicos envolvidos no Projeto, a fim de permitir discussões qualificadas e robustas sobre o desenvolvimento dos produtos previstos.

A Sala de Conferências Ministro Bento José Bugarin recebeu os professores Roberto Jamil Cury, da UFMG; Aline Hellmann, do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo Cegov/UFRGS; Paulo Jannuzzi, do IBGE; José Marcelino, da USP; e Gabriela Lotta, da FGV, além dos servidores da casa Leonardo Albernaz, Secretário da Semag, e Horácio Saboia e Vinícius Zacarias, ambos da equipe da Seplan.

Para tratar especificamente do Projeto e dos avanços no desenvolvimento dos produtos, participaram, por videoconferência, representantes das equipes de Governança e de Educação da OCDE.

Com o apoio das Secretarias do TCU nos estados integrantes do Projeto, a reunião foi transmitida também por videoconferência, reduzindo custos de deslocamento e permitindo a participação de maior quantidade de representantes em cada estado. Participaram, presencialmente ou a distância, servidores das seguintes instituições: IRB, TCE-AC, TCE-BA, TCE-CE, TCE-MG, TCE-PB, TCE-PR, TCE-RO, TCE-RS e TCM-BA.

Após o encontro, seguem discussões preparatórias para a reunião geral do Projeto, a se realizar nos dias 22 a 24 de julho, na cidade de Porto Alegre (RS), com participação presencial das equipes da OCDE.

Para saber mais sobre o Projeto Integrar, acesse aqui a ficha síntese ou entre em contato por e-mail: projeto.integrar@tcu.gov.br.

 Apresentações

A abertura do evento se deu com as falas do Secretário-Geral da Presidência, Maurício Wanderley, que tratou da importância dos trabalhos anteriores com a OCDE para melhorias internas e externas da Casa e de como o Projeto Integrar poderá entregar produtos muito relevantes para o país. Em seguida, as Conselheiras Carolina Costa, do TCE-BA, e Naluh Gouveia, do TCE-AC, ressaltaram a importância da coordenação entre os tribunais de contas para aprimoramento do controle externo. Por fim, a Secretária do Controle Externo da Educação, Vanessa Lopes, finalizou a abertura convocando os participantes a pensarem no controle das políticas públicas, com foco no cidadão.

Depois, seguiu-se para as apresentações, iniciadas pela OCDE, que ofereceu um panorama sobre as respostas ao questionário recentemente respondido pelos tribunais de contas e destacou os próximos passos da equipe de governança da Organização. O secretário Leonardo Albernaz, por sua vez, abordou o tema da governança em políticas públicas, utilizando os achados da auditoria na Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Horácio Saboia, da Seplan, realizou uma apresentação sobre gestão de riscos e a importância de se mitigar possíveis eventos negativos para a consecução dos objetivos do Projeto.

No período da tarde, o professor Jamil Cury fez um resgate histórico do financiamento da educação, desde o Brasil independente até os dias atuais, apontando as descontinuidades das políticas de financiamento, bem como as desigualdades regionais. A especialista Aline Hellmann, por outro lado, tratou dos indicadores utilizados para monitorar e avaliar políticas públicas, ressaltando as limitações que devem ser consideradas no processo de escolha e justificativa de qual indicador utilizar para cada objeto. Finalizando o primeiro dia de evento, houve a apresentação do Sistema Conhecer, pelo servidor Vinícius Zacarias, que compartilhou com o Tribunais de Contas o modo de funcionamento da plataforma de gestão do conhecimento e subsídio ao planejamento da Casa.

O segundo dia teve início com a apresentação do professor José Marcelino, que abordou o recurso financeiro como um dos principais indutores da melhoria da qualidade da educação, enquanto o professor Paulo Jannuzzi trouxe a perspectiva estatística da qualidade da educação, abordando indicadores e a dificuldade na coleta de dados para a construção e aperfeiçoamento desses.

A equipe de Educação da OCDE encerrou as atividades da manhã ao apresentar um modelo inicial de compreensão ampla da educação que estabelece relações entre elementos de governança, orçamento e indicadores educacionais, ressaltando os principais desafios a serem enfrentados, em especial sobre a necessidade de se discutir as unidades de análise que comporão o modelo definitivo.

No período da tarde, a professora Gabriela Lotta contribuiu para a percepção desses desafios, tratando da governança na educação pública e explicitando a complexidade dos arranjos institucionais das políticas educacionais e a baixa capacidade local para a implementação das políticas.

Para finalizar o produtivo Encontro, os servidores da Seplan, Rodrigo Coutinho e Edison Franklin, que já vêm apoiando internamente o Projeto, realizaram dinâmica para prospectar riscos associados ao desenvolvimento de estratégia de atuação coordenada entre tribunais de contas, visando a subsidiar ações conjuntas de mitigação dos riscos e antecipação de atividades relevantes.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
  • Edifício ION. SGAN 601, Bloco H, Sala 71/73, Térreo – Asa Norte, Brasília – DF CEP: 70.830-018

Subsede – “Endereço para correspondências”
  • Tribunal de Contas do Estado do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salette – S/Nº – Centro Cívico – Curitiba – Paraná / PR – CEP 80530-910 Brasil

Rolar para cima