O Instituto Rui Barbosa (IRB) disponibilizou para acesso público, em sua biblioteca virtual, o relatório “Propostas de Melhorias das Auditorias em Contratações Públicas“, fruto dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Termo de Contratação do Serviço de Assistência Técnica firmado entre o IRB e a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA), com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
O documento foi apresentado pelo Presidente do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do IRB e Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Conselheiro Reginaldo Parnow, durante a Assembleia Geral Extraordinária do Instituto Rui Barbosa (IRB), que ocorreu em Foz do Iguaçu-PR, em programação paralela ao IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC).
O relatório apresenta uma série de diretrizes estratégicas para aprimorar as Auditorias em contratações públicas, com foco na adoção de critérios de “best value“, visando a otimização e a integridade dos processos. As Propostas exploram diagnósticos detalhados, destacando a importância da nova Lei de Licitações e os desafios institucionais enfrentados pelos Tribunais de Contas. Entre as soluções propostas, estão o desenvolvimento de competências profissionais, aprimoramento tecnológico e a implementação de padrões profissionais de Auditoria. Além disso, sugere-se a criação de uma Rede de Auditoria de Best Value, que fomentará o compartilhamento de conhecimentos e práticas inovadoras.
“A Administração Pública gasta mais recursos em comprando de forma errada, do que com casos de corrupção. Então, com essa Rede propomos capacitar os gestores e o Sistema Tribunais de Contas para juntos construirmos um processo de aquisições mais eficiente”, declarou o Conselheiro Reginaldo.
Com essa publicação, o IRB busca fortalecer a governança nas contratações públicas, incentivando a uniformização de práticas e a colaboração entre os Tribunais de Contas. Este é um passo essencial para o fortalecimento do Controle Externo no Brasil e a modernização das Auditorias, alinhadas às melhores práticas internacionais.
Acesse agora o documento completo na Biblioteca virtual do IRB e conheça as ações recomendadas para elevar a eficiência e transparência nas Auditorias de contratações públicas no país.