O Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), publicou, nesta terça-feira (24/09), em sua biblioteca virtual o livro “Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas: Avanços e Desafios“. A obra, elaborada a partir do trabalho conjunto do Comitê Técnico de Tecnologia, Governança, e Segurança da Informação dos Tribunais de Contas do IRB e os integrantes do Projeto “Inteligência Artificial” da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), apresenta uma análise abrangente sobre a implementação da Inteligência Artificial (IA) nas Cortes de Contas de todo o país.
Para o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, “este estudo, fruto da visão estratégica do nosso Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação, destaca o papel pioneiro dos Tribunais de Contas na adoção da Inteligência Artificial, para aprimorar a fiscalização e a transparência na gestão pública”, declarou.
Por sua vez, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e Presidente do Comitê Técnico do IRB, Marco Aurélio Bertaiolli, destacou o perfil pioneiro dos Tribunais de Contas em relação à transformação digital. “O levantamento e a análise dos dados que realizamos demonstram claramente o quanto os Tribunais de Contas têm avançado na incorporação de tecnologias inovadoras. O aumento expressivo na aplicação de IA em áreas como Controle Externo e Administração é um indicativo de que estamos não apenas acompanhando, mas liderando a transformação digital no setor público. Este progresso é um testemunho do nosso compromisso com a melhoria contínua e a eficiência operacional”, afirmou.
Em seus capítulos, o relatório fornece insights valiosos sobre como a tecnologia está transformando o Controle Externo no Brasil. A publicação destaca tanto os avanços obtidos quanto os desafios que ainda precisam ser superados, incluindo questões de capacitação técnica e a criação de políticas bem definidas para o uso da IA.
Além disso, o livro aponta recomendações estratégicas para que os Tribunais de Contas continuem aprimorando suas práticas, como o fortalecimento da governança de dados e o incentivo a parcerias com instituições acadêmicas e empresas de tecnologia.
Todos os interessados podem acessar à obra diretamente clicando no link: https://irbcontas.org.br/biblioteca/inteligencia-artificial-nos-tribunais-de-contas-avancos-e-desafios/.