Publicação internacional destaca o papel do IRB

Luiz Gustavo Ribeiro

Controle da Administração pública na era digital, importante publicação internacional, destaca o papel do IRB e Atricon no levantamento do Índice Geral de Governança (IGG), realizado em parcerias, quando o IRB coordenou a participação de 28 Tribunais de Contas para ouvir 6.497 instituições municipais, 893 estaduais, 380 federais e para consolidar as respostas.

A obra, coordenada pelo Ministro do TCU Aroldo Cedraz e prefaciada por Harib Saeed Al Amimi, Presidente do Conselho de Administração da Intosai de 2017 a 2019, aponta os desafios por que atravessa a Administração Pública, provocados pela evolução tecnológica da era digital, e dedica um olhar para a intensificação do uso da Tecnologia da Informação no controle externo e no compartilhamento de experiências, mostrando caminhos que podem tornar os serviços públicos mais eficientes, transparentes e eficazes no atendimento à população.

Neste sentido, o Índice de Governança Pública é um marco na administração pública brasileira. Ao analisar parâmetros como a liderança, a estratégia e o controle, o estudo apresenta um retrato da situação de governança nos entes públicos em todas as esferas, subsidiando gestores e avaliações de risco.

O IRB, a casa do conhecimento dos Tribunais de Contas, tem trabalhado em defesa do exercício do controle externo mediante a avaliação da efetividade da gestão pública por meio de indicadores de medição.