Publicado documento com Diretrizes para implementação do Programa de Mentoria pelos Tribunais de Contas

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB), presidido pelo Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), publicou relatório com as diretrizes para implementação do Programa de Mentoria pelos Tribunais de Contas.

Inspirado na iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), o principal objetivo do Programa de Mentoria é promover a integração mais efetiva dos servidores ingressantes aos correspondentes ambientes de trabalho.

Esse processo adaptativo faz com que os conhecimentos e saberes de um servidor mais experiente (mentor) sejam compartilhados de forma a estimular e acelerar o processo de desenvolvimento pessoal e profissional do servidor ingressante (mentorado), promovendo a continuidade e o aprimoramento do capital intelectual interno (aprendizagem organizacional).

No documento publicado, constam as etapas e a metodologia de implementação, incluídas as características ideias para escolha do mentor, finalidades e o público-alvo para o qual se destina o Programa.

O relatório está disponível na biblioteca virtual do IRB, e pode ser acessado na íntegra clicando no link: https://irbcontas.org.br/biblioteca/programa-de-mentoria/.