O Instituto Serzedello Corrêa (ISC), do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, sediou, nesta quinta-feira (03/04), a cerimônia de formatura da primeira turma do MBA Auditoria e Inovação no Setor Público. O curso é fruto da parceria entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com o objetivo de capacitar Membros e servidores dos Tribunais de Contas de todo o país.
Com carga horária de 517 horas-aula e abordagem interdisciplinar, o MBA foi iniciado em maio de 2022 e concluído em dezembro de 2024, com a aprovação de 120 formandos. A formação proporcionou aos participantes o desenvolvimento de competências essenciais para a modernização da Auditoria Governamental, com ênfase na inovação e na transformação digital. A iniciativa reforça o compromisso do IRB com a qualificação dos profissionais do Sistema de Controle Externo brasileiro, visando uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos públicos.
O evento contou com uma palestra especial e homenagens aos alunos que se destacaram durante o curso. Foram entregues menções honrosas aos alunos nota 10, troféus nominais e diplomas simbólicos aos formandos presentes.
O Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes, prestigiou o momento e destacou em seu discurso a relevância da formação para a modernização dos Tribunais de Contas. “É uma grande satisfação celebrar essa conclusão do curso de Auditoria e Inovação, uma área essencial para nossa atuação. Os Tribunais de Contas estão cada vez mais empenhados em se modernizar e aumentar sua produtividade. Tenho certeza de que os conhecimentos adquiridos aqui renderão frutos para os Tribunais de Contas brasileiros nos próximos anos”, declarou.
O corpo docente do MBA esteve representado pelos Professores Doutores da Universidade de São Paulo (USP), Ana Carla Bliacheriene e Luciano Araújo, que discorreram sobre os impactos positivos da parceria entre as instituições acadêmicas e os Tribunais de Contas. “A USP cumpre sua missão institucional de apoiar a sociedade, enquanto o Instituto Rui Barbosa traz os auditores e servidores para uma nova onda de conhecimentos, onde tecnologia e humanismo estão no centro da ação”, enfatizou a Professora Ana Carla. “Essa foi uma formação pensada para a transformação do sistema de controle externo. Os alunos produziram trabalhos práticos e impactantes, demonstrando a importância da dedicação ao aprendizado”, complementou Araújo.
A cerimônia foi prestigiada pelo Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB e Membro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Conselheiro Júlio Pinheiro, e pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) e do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do IRB, Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes.
O momento foi marcado por uma Palestra Magna proferida pelo Professor Associado do Departamento de Administração da FEA-USP, Wilson Amorim. “Hoje é um dia de comemoração, de concretização de muito estudo, de muita produção de conhecimento e para nós de bastante troca. Estou honrado de estar aqui com vocês hoje”, celebrou o professor.
Com o encerramento do MBA, a expectativa é de que os profissionais formados apliquem os conhecimentos adquiridos na melhoria da Gestão Pública, fortalecendo a fiscalização e contribuindo para um setor público mais inovador e eficiente.