Redes de Cooperação do Controle Externo brasileiro são institucionalizadas com a participação do IRB

Equipe Instituto Rui Barbosa

Durante a abertura do 1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas, realizada na manhã desta quinta-feira (1º/08), em Recife-PE, o Presidente do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente Executivo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Joaquim de Casto, que também preside o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), lançou oficialmente as redes de Secretários de Tecnologia da Informação (STI), de Secretários-Gerais de Controle Externo (Seconex) e de Governança e Gestão nos Tribunais de Contas.

Institucionalizadas com o apoio do IRB, as redes buscam aprimorar o Controle Externo e a Gestão Pública, promovendo a cooperação, a troca de experiências e a padronização de práticas entre as Cortes de Contas do Brasil. “Essa colaboração é crucial para fortalecer os Tribunais de Contas, aproveitar a expertise de cada participante e fazer com que o sistema seja cada vez mais sólido e consistente”, declarou o Conselheiro Joaquim de Castro, Coordenador-Geral das redes.

A Rede Seconex, atuará para melhorar as práticas de auditoria e padronizar procedimentos. A Rede STI buscará elevar a eficiência e a transparência através de ferramentas tecnológicas desenvolvidas internamente. Já a Rede de Governança e Gestão nos Tribunais de Contas foi apresentada como uma iniciativa para aprimorar a boa gestão de recursos, promovendo agilidade e eficácia.

Na oportunidade, após o lançamento das redes, o Conselheiro Joaquim de Castro enfatizou a importância do engajamento de todos os Membros e servidores que fazem parte do Sistema de Controle Externo.

 

Reunião

Ao final deste primeiro dia de programação do Encontro, a Rede Seconex realizou sua primeira reunião, com a participação de todos os Secretários de Controle Externo que integram o grupo.

Sob à coordenação do Conselheiro Joaquim de Castro, a pauta da reunião teve como foco o início do planejamento das ações que irão nortear a atuação da Rede.

O Coordenador-Geral do Instituto Rui Barbosa, Juraci Muniz Júnior, participou do momento integrando a composição dos representantes técnicos da Rede.