Representantes do IRB debatem sobre Controle e Políticas Públicas em Fórum Nacional

Equipe Instituto Rui Barbosa

“O debate sobre previdência é um tema antigo. Desde a década de 90, já passamos por umas quatro reformas previdenciárias, e isso foi mudando um pouco a natureza de como temos encarado a questão da previdência.”

A exposição foi proferida pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Edilberto Pontes, durante a realização da 4ª Sessão do “XXXV Fórum Nacional INAE”, na manhã desta terça-feira (20), no canal do Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), no YouTube.

Edilberto Pontes compartilhou, em sua apresentação, um histórico da atuação dos Tribunais de Contas brasileiros na área previdenciária, elencando os aspectos legais, ações de auditoria e a participação das Cortes de Contas na estruturação de políticas públicas voltadas ao equilíbrio atuarial e financeiro da Administração Pública.

Participaram, também, desta 4ª sessão do Fórum, o Membro da Diretoria do IRB e Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Conselheiro Domingos Taufner; o Consultor Previdenciário, Leonardo Rolim; e Sergio Werlang, Auditor Federal de Regime Próprio de Previdência Social.

O Economista e Presidente do INAE, Raul Velloso, foi o responsável por conduzir os debates.