Seminário reúne gestores públicos de todo o estado do Ceará para debater sobre inovação e sustentabilidade

Equipe Instituto Rui Barbosa

Teve início nesta terça-feira (06), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza-CE, a 11ª edição do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2023, um dos maiores eventos do Brasil na área da Gestão Pública, com foco na administração municipal.

O seminário reúne, até o dia 07 de junho, gestores públicos de todo o estado do Ceará, personalidades políticas, acadêmicas, Membros de Tribunais de Contas e dos três Poderes da Administração Pública, e especialistas nas áreas da Gestão, proporcionando um ambiente de debates acerca do tema “Inovação e Sustentabilidade: Novos Caminhos para a Gestão”.

“Esse evento é muito importante. Uma oportunidade para discutir sobre inovação, a partir de uma troca de experiências de boas práticas entre prefeitos, administradores municipais e estadual, trabalhando em rede e construindo grandes atalhos para uma atuação boa e eficaz na Administração Pública”.

A declaração foi proferida pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Edilberto Pontes, durante seu discurso no Painel Institucional de Abertura do Seminário.

Edilberto Pontes destacou, também,a importância de ações que promovam o contínuo aperfeiçoamento técnico e profissional dos agentes públicos, bem como, o alinhamento às modernas práticas de gestão que se baseiam nos pilares da inovação e desenvolvimento sustentável.

“Os prefeitos, assim como os gestores e administradores públicos de uma forma geral, quando assume seus cargos na Administração Pública, é como se acionasse uma ampulheta, com o tempo urgindo desde o primeiro momento, junto a uma série de desafios, como: fazer licitação, projeto básico, contratação. Por isso a importância de compartilharmos boas experiências e conhecer os bons caminhos já trilhados, para não reincidirmos nos mesmos erros”, pontuou.

Presidente do TCE Ceará e Membro da Diretoria do IRB, o Conselheiro Valdomiro Távora integrou, também, o Painel Institucional de Abertura do evento, ressaltando o papel pedagógico e orientador da Corte de Contas Cearense, por meio do seu Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), que tem chegado aos 184 municípios cearenses com a oferta de cursos presenciais e na modalidade a distância, seminários e parcerias institucionais.

“O TCE Ceará tem atuado para além do cumprimento do seu papel constitucional que é fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos. Por meio da sua Escola de Contas, o Instituto Plácido Castelo, temos chegado aos 184 municípios cearenses com a oferta de cursos de capacitação e orientação sobre os temas mais sensíveis da Administração Pública, de modo que o gestor se sinta seguro em sua lida diária, e consequentemente, a população receba serviços públicos de qualidade”, destacou o Presidente do TCE Ceará.

O Painel Institucional de Abertura do Seminário foi mediado pelo Editor de Política do Sistema Verdes Mares de Comunicação, Inácio Aguiar, e a Palestra Magna foi proferida pelo Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, que discorreu sobre “Inovação e Sustentabilidade: Novos Caminhos para a Gestão”.

Integraram o painel, também, as seguintes autoridades: Ruy do Ceará Filho, Diretor Superintendente do Sistema Verdes Mares; Enid Câmara, Diretora-Geral da Prática Eventos; Júnior Castro, Presidente da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE); José Sarto, Prefeito de Fortaleza; Deputado Evandro Leitão, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE); Manuel Pinheiro, Procurador-Geral de Justiça do Estado do Ceará; Esther Dweck, Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil; Vereador Gardel Rolim, Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; Toim Braga, Presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC); Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Paulo Henrique Saraiva Câmara – Presidente do Banco do Nordeste; Marcelo Bomfim, Vice-Presidente de Governo da Caixa Econômica; Joaquim Cartaxo Filho, Diretor Superintendente do Sebrae Ceará; e José Cid Sousa Alves do Nascimento, 1º Vice – Presidente do Sistema Fecomércio/CE.