Teve início nesta segunda-feira (23), na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, e com transmissão simultânea pelo canal do Instituto Rui Barbosa (IRB), no YouTube, o seminário “Otimização da apreciação de Atos de Pessoal por meio da Inteligência Artificial”, destinado aos Auditores, Analistas e Técnicos de Controle Externo das Cortes de Contas de todo o país que atuam na área de fiscalização de Atos de Pessoal e, também, àqueles que exercem atividades com esse foco na área da Tecnologia da Informação (T.I).
Com uma programação de dois dias (23 e 24 de outubro), o seminário contará com aulas ministradas por Auditores Federais de Controle Externo do TCU, com foco na contínua qualificação do processo de fiscalização, a partir da adoção de ações integradas como o uso de novas tecnologias.
“É muito relevante esse evento sobre o uso da inteligência artificial nos atos de pessoal. Essa área é uma atribuição constitucional dos Tribunais de Contas, e possui uma importância muito grande pelo volume financeiro, pela simbologia, pela sustentabilidade do regime previdenciário, pelo atendimento do princípio republicano; uma área central para os Tribunais de Contas e demanda muitas pessoas trabalhando, uma força de trabalho muito grande. Logo, para conseguirmos otimizar isso, é importante o uso da inteligência artificial”. A declaração foi proferida pelo Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), durante a abertura do seminário.
Edilberto Pontes ressaltou, ainda, a importância de o Controle Externo brasileiro atuar em total sinergia com os avanços tecnológicos e as mudanças do mundo contemporâneo. “Tenho certeza que as pessoas vão aprender muito aqui, irão compartilhar muitos conhecimentos, pois essa é uma área que está avançando muito. Então, nesse sentido, a inteligência artificial pode nos ajudar aumentando a produtividade da nossa força de trabalho, que hoje é tão reduzida para tantos problemas”, finalizou.
Representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), Conselheiro André Clemente Lara de Oliveira, destacou os benefícios da temática abordada no seminário. “A importância do tema, não é só pela dimensão das despesas de pessoal; mas, como a aplicação da inteligência artificial vai otimizar a mão de obra disponíveis nos Tribunais de Contas, melhorando a qualidade das fiscalizações, permitindo uma entrega mais concomitante para sociedade e a economia dos recursos públicos”, pontuou.
Para o Secretário da SECEX Estado, do Tribunal de Contas da União (TCU), Cláudio Souza Castello Branco, o evento é uma oportunidade de congregar as diversas experiências vivenciada pelas Cortes de Contas em todo o território nacional. “O sucesso deste evento está nessa congregação daqueles que atuam na área de pessoal, trazendo para junto todas as unidades que lidam com o Controle Externo nos estados e municípios brasileiros”, declarou.
“Nós iremos trabalhar nestes dois dias de curso os Atos de Pessoal e o uso da inteligência artificial, num intercâmbio de conhecimentos e de forma colaborativa, atuando em conjunto com os representantes dos Tribunais de Contas de todo o país e as Entidades parceiras”, declarou a representante da Rede Integrar de Políticas Públicas Descentralizadas e Assessora da SECEX Consenso do TCU, Renata Silveira Carvalho.
Auditor-Chefe Adjunto da AudPessoal do TCU, Helton Onésio de Souza, deu início ao conteúdo programático deste primeiro dia de seminário tratando da evolução da apreciação de Atos de Pessoal no Tribunal de Contas da União.
Na sequência, Reginaldo Aparecido Fernandes, Diretor da Ditip/AudPessoal do TCU, abordou as questões vinculadas à instrução semiautomática de Atos de Pessoal e as críticas automatizadas na área.
Este primeiro dia de seminário foi encerrado com a aula dos Auditores Federais de Controle Externo do TCU Luiz Gustavo Lopes, Diretor da 2ª Diat/AudPessoal, e Rui Ribeiro, Auditor-Chefe da AudPessoal. Os Auditores discorreram acerca do monitoramento de deliberações em Atos de Pessoal e integração com a fiscalização contínua de folhas de pagamento.
O seminário “Otimização da apreciação de Atos de Pessoal por meio da Inteligência Artificial” é promovido conjuntamente pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e a Rede Integrar. Com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).