TCE-SE sediará o II Congresso Internacional de Contas Públicas

Luiz Gustavo Ribeiro

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), em parceria com o Instituto Rui Barbosa, Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, será sede, de 06 à 08 de novembro, do II Congresso Internacional de Contas Públicas. O objetivo do evento será difundir boas práticas, nacionais e internacionais, acerca das Contas Públicas, com foco na “Gestão e Governança das cidades”, tema escolhido para esta edição.

O Vice-presidente e Corregedor do TCU, José Múcio Monteiro Filho participará da conferência de abertura do evento, às 9h30min da segunda-feira, 06/11, que terá como presidente da mesa o deputado federal André Moura, líder do Governo no Congresso Nacional. Já o ministro Augusto Nardes irá proferir palestra na terça-feira, 07/11, às 10h, no painel temático sobre os índices de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), Geral de Governança (IGG) e de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE).

“Nunca é demais debatermos as contas públicas e o que os gestores podem fazer para conseguir ou manter o seu equilíbrio. Ainda mais num evento de tão alto gabarito, que honrará a todos nós sergipanos com a presença de especialistas, inclusive de grandes universidades estrangeiras, que trarão suas experiências, propondo soluções e as ações corretivas que se fizerem necessárias”, disse Clóvis Barbosa de Melo, presidente do TCESE, lembrando que contas públicas equilibradas são a garantia de maior desempenho administrativo, novos investimentos e programas que melhoram a vida dos cidadãos.

Voltado aos gestores e servidores públicos dos órgãos dos três poderes, integrantes dos Tribunais de Contas e demais órgãos de controle, o evento abordará uma série de temáticas relacionadas às contas públicas, como Orçamento Público, Nova Contabilidade Pública, Blocos de Financiamento do SUS, Gestão Pública na Era da Transparência, entre outras.

As inscrições para este evento podem ser feitas através do hotsite do Congresso, até o dia 03/11.

Demais palestrantes
Na programação constam outros nomes conhecidos no âmbito do controle externo, como o presidente do Instituto Rui Barbosa – IRB, conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Sebastião Helvecio. Já entre os conferencistas estarão professores renomados como Gilberto Bercovici e Mônica Herman Salem Caggiano, da Faculdade de Direito da USP; Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, referência em Direito Público e ex-conselheiro do TC do Distrito Federal (TC/DF); e Raimundo Nonato Chaves Neto, do Centro de Investigação, Teoria e História do Direito da Universidade de Lisboa.
Também contribuirão com as explanações os professores Lucas Gonçalves da Silva, da UFS e Patrícia Verônica Sobral de Souza, coordenadora da Escola de Contas do TCE/SE; Rodney José Idankas, Diretor de Informática do TCE/SP; Mauro Guimarães Junqueira, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Anderson Pomini, Secretário de Justiça da Prefeitura de São Paulo.

Para obter mais informações entre em contato nos númeross (79) 3216-4300 (TCE-SE) ou (11) 3767-1700 (FIPE)