TCEMA promove treinamento sobre validação do IEGM

Luiz Gustavo Ribeiro

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escex), promoveu nos dias 08 e 09 de fevereiro treinamento para um grupo de auditores sobre o processo de validação do Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal (IEGM), que a partir deste ano se tornou peça obrigatória das prestações de contas no âmbito do TCE maranhense.

O treinamento foi ministrado pela Diretora de Municípios do TCEMG Cristiane de Lemos Souza Prates e pela servidora Sílvia Ribeiro, também do TCEMG ,e teve como público 34 auditores da área de controle, além dos auditores Robson Gama e Giordano Mochel, da área de Tecnologia da Informação (TI), sendo o último o superintendente do setor e um dos coordenadores do IEGM junto ao TCEMA.

O objetivo foi compartilhar a experiência bem-sucedida do TCE-MG, que no ano passado realizou com sucesso sua validação do IEGM , capacitando a área técnica do TCE maranhense para promover, neste ano, a validação do IEGM no âmbito de seus municípios. “A ideia é de que os auditores do TCE-MA validem 100% dos municípios que responderem ao questionário”, explica o superintendente de TI, Giordano Mochel.

A validação consiste na verificação in loco das informações prestadas pelos gestores públicos nas áreas abrangidas pelos questionários do IEGM: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. “A validação permite constatar se o que foi respondido nos questionários corresponde à realidade”, destaca Cristiane Prates, do TCE-MG.

Com a liderança do Instituto Rui Barbosa , em 2016, 24 Tribunais de Contas aplicaram o IEGM, o que propiciou o maior estudo de gestão pública do pais , que esta disponível no INFOSITE IEGM BRASIL , disponível em www.irbcontas.org.br

Tags: IEGM