Tribunal de Contas da União dá posse ao novo Ministro Jhonatan de Jesus

Equipe Instituto Rui Barbosa

“Ao me tornar Membro desta Casa, faço o compromisso com o povo brasileiro de ter olhos ainda mais aguçados e vigilantes e de tomar decisões firmes na garantia do bom uso dos recursos públicos no nosso País.”

O pronunciamento foi proferido por Jhonatan de Jesus, em seu discurso de posse como novo Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), em solenidade realizada na sede da Corte de Contas Federal, na manhã desta quarta-feira (15), em Brasília-DF.

Em virtude da aposentadoria da Ministra Ana Arraes, Jhonatan Pereira de Jesus assume como Ministro do TCU por indicação da Câmara dos Deputados, após ser aprovado em sabatina no Senado Federal e atender aos critérios dispostos na Constituição Federal de 1988.

Deputado Federal por quatro mandatos pelo estado de Roraima, o Ministro Jhonathan de Jesus ressaltou que utilizará da sua experiência no Legislativo para reforçar a atuação do TCU. “Um dos meus objetivos é fazer com que a minha passagem por esta Corte tenha uma conexão mais efetiva e produtiva entre o Congresso Nacional e o Tribunal de Contas da União”, finalizou.

A sessão solene que deu posse ao novo Ministro foi conduzida pelo Presidente do TCU, Ministro Bruno Dantas, que destacou a importância da diversidade regional na composição do Colegiado. “É muito importante o TCU contar, pela primeira vez, com um ministro natural de Roraima. Temos a certeza de que sua experiência será fundamental para o enriquecimento e evolução dos debates nesta Corte de Contas”, pontuou.

Representando o Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, o Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), Francisco José Brito Bezerra, esteve presente na solenidade.

Prestigiaram a solenidade, representando o Sistema Tribunais de Contas, os Conselheiros: Joaquim de Castro, Presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO); Cezar Miola, Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); Célio Wanderley, presidente do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR); e Rosa Egídia, Presidente do Tribunal de Contas do Pará (TCE-PA).

O momento contou, também, com a presença do Ministro de Estado da Fazenda, Fernando Haddad; do Procurador-Geral da República, Augusto Aras; do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes; e do Presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira.

Tags: irb, Posse, TCE-RR, TCU