Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil e os Membros da Diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) participaram, nesta terça-feira (27/05), da Assembleia Geral do IRB realizada presencialmente em programação paralela ao IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP), em Manaus-AM, contando também com participações on-line, por meio da plataforma Zoom. O IX CICPP é promovido pelo IRB e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), com uma programação científica que se estende até 29 de maio.
O momento foi conduzido pelo Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), que saudou os presentes e destacou a importância de fortalecer a institucionalidade da entidade. O objetivo é aprimorar o atendimento aos Membros da Diretoria do IRB e centralizar as atividades administrativas do Instituto. Durante a Assembleia, os representantes das Cortes de Contas associadas ao IRB deliberaram sobre temas orçamentários e administrativos que visam ampliar e modernizar a atuação do Instituto, além de reforçar suas parcerias em âmbito nacional e internacional.
Por fim, foi aberto espaço para que os Conselheiros presentes pudessem apresentar suas considerações. Foram discutidos temas relevantes como previdência, segurança pública e a realização de eventos conjuntos. A Conselheira Cristiana de Castro (TCE-SP), Vice-presidente de Desenvolvimento e Políticas Públicas, parabenizou a equipe do IRB, na pessoa do Presidente Edilberto Pontes, destacando que o Instituto se consolidou como uma verdadeira casa de disseminação do conhecimento, algo evidente neste congresso.
O Conselheiro Severiano Costandrade (TCE-TO), Presidente do Comitê Técnico de Previdência Pública do IRB, ressaltou a importância da troca de experiências promovida pelo evento e destacou a realização da capacitação em Atuária, fruto da parceria entre o IRB e o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). Já o Conselheiro Alexandre Postal (TCE-RS), Membro da Diretoria do IRB, afirmou que a estrutura aprovada na ocasião contribuirá significativamente para o fortalecimento e engrandecimento da atuação do Instituto.
O Conselheiro Ricardo Torres (TCM-SP), Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, compartilhou experiências no enfrentamento ao tráfico de drogas e à criminalidade em São Paulo, ressaltando a importância do Controle Externo nesse contexto. Por fim, o Vice-Presidente de Auditoria do IRB, Conselheiro Inaldo Araújo (TCE-BA), elogiou o trabalho da equipe técnica do IRB, classificando-o como irretocável.
Em sua fala de encerramento, o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, agradeceu a efetiva participação de todos os Membros e reforçou que a força do Instituto está na união dos 33 Tribunais de Contas do país — por meio de seus Conselheiros, Procuradores, Auditores e servidores em geral —, cuja parceria e cooperação são essenciais para o êxito do Sistema de Controle Externo brasileiro.
IX CICPP
Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o IX CICPP acontece entre os dias 26 e 29 de maio, com o tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”, destacando a importância da governança ambiental e da descentralização no contexto brasileiro, que neste ano sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30.
O evento conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC-Sesc/Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Angola, Espanha e Portugal, da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), do Instituto de Estudos Técnicos e Investigação da Argentina (IETeI) e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP).
Créditos
Texto: Alisson Maciel
Fotos: Have Comunicação / TCE-AM