Vice-Presidente de Auditoria do IRB, Conselheiro Inaldo da Paixão, participa de seminário internacional sobre a modernização das finanças públicas promovido pelo Tribunal de Contas da União

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Vice-Presidente de Auditoria, do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Inaldo da Paixão, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), participou na tarde desta segunda-feira (19) do “Seminário Internacional de Contas Públicas – Desafios e tendências para o controle da despesa pública”, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na modalidade virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do TCU, no YouTube, e tradução simultânea para os idiomas inglês e espanhol.

“A equipe técnica do TCU (Tribunal de Contas da União) está de parabéns por trazer à discussão temas de extrema relevância, principalmente neste momento de transformação do país. É muito importante que possamos discutir sobre as contas públicas de forma aprofundada”, destacou o Vice-Presidente de Auditoria do IRB, ao saudar os convidados presentes na sala virtual e os participantes que acompanham o Seminário pelo YouTube, ressaltando a importância desse evento.

O Conselheiro Inaldo da Paixão foi o moderador do painel 2, que abordou a temática: Impacto do Novo Modelo de Controle de Contas no Processo Orçamentário, e teve como palestrante o Coordenador-Geral da Área Econômica e de Contas Públicas no TCU, Tiago Dutra. Compondo o presente painel, participaram como debatedores da temática: Francisco Bessa, Chefe da Assessoria de Controle Interno do Ministério da Economia; Antonio Leonel, Secretário Federal de Controle da Controladoria-Geral da União (CGU); e o Secretário Especial Adjunto do Tesouro e Orçamento (SEPO), Júlio Alexandre Menezes da Silva.

Sobre o Seminário

Com o objetivo de promover o debate sobre a modernização das finanças públicas no Brasil; a conformidade da despesa pública e a prevenção de pagamentos indevidos; e a certificação de contas anuais como forma de aumentar a credibilidade nos governos e nas instituições, o Tribunal de Contas da União (TCU) realiza entre os dias 19 a 21 de setembro, deste ano, o “Seminário Internacional de Contas Públicas – Desafios e tendências para o controle da despesa pública”.

O evento é promovido de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do TCU, no YouTube, e tradução simultânea para os idiomas inglês e espanhol. Além de representantes dos Tribunais de Contas e do Poder Executivo Federal, o Seminário contará com a participação de palestrantes dos Tribunais de Contas Francês, Português, Europeu e das Entidades de Fiscalização do Reino Unido e dos Estados Unidos.

A abertura do Seminário foi realizada na manhã desta segunda-feira (19) pelo Ministro Bruno Dantas, Vice-Presidente e Presidente em exercício do Tribunal de Contas da União. “Teremos a oportunidade de ouvirmos de especialistas ideia, opiniões e avaliações sobre finanças públicas, e suas perspectivas de futuro, uma vez q o mundo inteiro passar por transformações em suas regras fiscais”, destacou o Ministro Bruno Dantas.

Ainda pela manhã, foi apresentado o painel 1 – Reforma das Finanças Públicas. A primeira palestra do painel foi conduzida pelo PhD em Economia, José Roberto Afonso, e o Assessor Econômico do Senado Federal, Leonardo Ribeiro, que discorreram acerca de uma “Proposta de um Código de Finanças Públicas”. Os Consultores de Orçamento da Câmara dos Deputados, Helio Tollini e Paulo Bijos, foram os segundos a palestrarem e apresentara um “Projeto de uma nova lei de finanças públicas”.

As palestras desse primeiro painel foram debatidas pelo Diretor Executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Daniel Couri, e pelo Secretário de Macroavaliação Governamental do TCU, Alessandro Caldeira.

A programação do Seminário prosseguirá pelos dias 20 e 21 de setembro, e pode ser assistida no canal do TCU, no YouTube. (Clique e assista).