Vice-Presidente de Auditoria do IRB ministra curso de capacitação no Tribunal de Contas de Angola

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Tribunal de Contas de Angola está realizando, entre os dias 03 a 07 de junho, o “Curso de Auditoria de Compliance”, com foco nas Normas Internacionais de Auditoria – ISSAIs 400 e 4000. O Vice-Presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Conselheiro Inaldo da Paixão Araújo, integra o corpo docente do curso.

O curso faz parte das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o TC de Angola e o TCE-BA, e está sendo dirigido aos Auditores do Tribunal angolano e aos Membros do Ministério Público daquele país. Durante as aulas, serão debatidas as Normas Internacionais de Auditoria e o uso da Tecnologia da Informação para o aprimoramento dessas atividades.

Além do Vice-Presidente de Auditoria do IRB, a capacitação tem como professores o Secretário-Geral de Controle Externo do TCE-BA e Coordenador do Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do IRB, José Raimundo Aguiar, e o Assessor Chefe da Assessoria Técnico-Jurídica do Tribunal de Contas baiano, Wendel Ramos.

 

Parceria

O Instituto Rui Barbosa (IRB) e o TC de Angola são importantes parceiros institucionais para o amplo desenvolvimento do conhecimento e aperfeiçoamento profissional do Controle Externo no cenário internacional. Na oportunidade, os Presidentes do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, e do TC de Angola, Sebastião Gunza, assinaram durante do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), em Fortaleza-CE, um Acordo de Cooperação Técnica entre as Instituições, visando ao intercâmbio de ações conjuntas.