Vice-Presidente de Auditoria do IRB palestra sobre aperfeiçoamento dos gestores públicos em evento do TCE Ceará

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Vice-Presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Inaldo da Paixão Araújo, proferiu a palestra de encerramento do Programa TCEduc 2023, evento realizado nessa sexta-feira (10/11) no auditório da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), e contou com a presença de Membros, gestores e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Prefeitos; Deputados; Vereadores; jurisdicionados, estudantes e sociedade em geral.

O Programa TCEduc é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará que tem por objetivo promover ações educacionais voltadas para o aperfeiçoamento profissional, operacional e tecnológico dos servidores públicos municipais e estaduais, dos poderes executivo e legislativo, visando fomentar o desenvolvimento da gestão pública, o exercício da cidadania e o aprimoramento do controle social.

Operacionalizado pelo Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do TCE Ceará, o TCEduc finalizou os encontros de formação continuada sobre administração pública pelos municípios cearenses neste ano alcançando um total de 5.811 participantes, representantes dos 184 municípios cearenses. A equipe do programa percorreu 8.531 quilômetros para levar palestras e capacitações em 33 microrregiões cearense.

Além do Vice-Presidente de Auditoria do IRB, o evento fio prestigiado pelo Coordenador-Geral do Instituto, Juraci Muniz Junior.

 

 

Palestra

“O TCE nos municípios como agentes de capacitação e aperfeiçoamento dos gestores públicos” foi o tema da palestra ministrada pelo Conselheiro Inaldo da Paixão, Diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), discorrendo acerca da importância das Cortes de Contas se aproximarem da academia, das escolas públicas e dos gestores por meio de ações educacionais continuadas.

“Esse evento que o TCE Ceará organiza é um dos mais importantes porque o Tribunal de Contas precisa ir onde o povo está, falar a linguagem do povo e dizer ao povo como o Tribunal está cuidando. Quando o Tribunal sai de Fortaleza e vai visitar os outros municípios levando essa mensagem, isso prova que além de cumprir com sua missão institucional de controle externo para fiscalizar, proteger e, acima de tudo, orientar”, ressaltou.

Presidente do Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do IRB, o Conselheiro Inaldo da Paixão destacou o planejamento estratégico e cumprimento de normas internacionais e nacionais que apontam para o fortalecimento da prestação de contas, transparência e controle social.

“Essa ação do Tribunal de Contas coirmão, aqui do Ceará, deixa claro o que precisamos fazer para cumprir as diretrizes básicas da NBASP 12, as quais mostram que os Tribunais de Contas precisam trazer benefícios para a sociedade. Vivemos uma manhã grandiosa e espero que essa experiência seja replicada hoje e sempre”, finalizou.

 

 

*Com fotos e informações do TCE Ceará.