Na tarde dessa quarta-feira (25/09), o Vice-Presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Conselheiro Inaldo Araújo, participou da solenidade de encerramento do “Curso de Agente de Controle Interno (CACI) 2024”, promovido pela Polícia Militar da Bahia, com uma carga horária de 120 horas-aula, no período de 02 a 25 de setembro, visando qualificar agentes no âmbito da corporação para o exercício das boas práticas de controle interno e gestão de riscos.
“Com a realização deste curso, espero que daqui a algum tempo, o mais breve possível, possa dizer que, em função do que nós realizamos, e de todo esse esforço e investimento, nós proporcionamos um retorno para nossa briosa em termos de melhorias e benefícios não mensuráveis. E que o relatório de atividades dos senhores, no futuro, possa dizer textualmente, o que a gente almeja em termos de controle público”, declarou o Conselheiro Inaldo.
Na oportunidade, o Vice-Presidente do IRB distribuiu entre os formandos a versão impressa, e traduzida para o português, dos exemplares dos Manuais de Implementação das Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAIs), elaborados pela Iniciativa de Desenvolvimento da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (IDI/INTOSAI).
A solenidade de encerramento do Curso foi conduzida pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho, acompanhado pelo Presidente do TCE da Bahia, Conselheiro Marcus Presidio. Prestigiaram o momento, também, os Conselheiros da Corte de Contas baiana, Gildásio Penedo Filho e João Bonfim, e a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado (MPC-BA), Camila Luz.
“Todos sabem o respeito que tenho pela corporação. Contem conosco na missão de capacitar seus gestores, auxiliando vocês naquilo que nos compete. Isso só nos beneficia, porque, no final, teremos a diminuição significativa dos achados auditorias. Podem nos procurar e continuem a nos provocar. Hoje é a confirmação de que é possível o Tribunal de Contas se aproximar dos gestores e da sociedade baiana”, ressaltou o Presidente do TCE-BA.
Para o Coronel Coutinho, “o curso só foi possível graças ao entendimento do Tribunal sobre o nosso perfil de gestão até sua materialização. Hoje é uma realidade com a formação de promotores de ações preventivas e de caráter orientador, o que permite, de forma simples, prática e objetiva, uma gestão eficaz, eficiente transparente e legal”.
Após as falas das autoridades presentes, os 29 formandos do Curso de Agente de Controle Interno (CACI) 2024 receberam seus certificados de aprovação.
*Fotos e informações: TCE-BA.