O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, esteve representado pelo Conselheiro Sebastião Helvecio, Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, durante a solenidade de abertura do 1º Fórum de Saúde Digital de Mato Grosso, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Realizado no Auditório Lenine de Campos Póvoas, na manhã desta segunda-feira (30/6), o evento tem como tema central “Desafios e Oportunidades na Saúde Pública” e ocorre nos dias 30 de junho e 1º de julho.
O Fórum reúne especialistas, pesquisadores, gestores e profissionais da área para discutir como a tecnologia pode transformar a saúde pública, com foco na digitalização dos serviços, telessaúde, inteligência artificial, interoperabilidade, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e novos critérios de avaliação da Política Estadual de Saúde Digital. A iniciativa é organizada com o apoio técnico da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, presidida pelo Conselheiro Antonio Maluf, Vice-Presidente da Corte de Contas mato-grossense.
Durante sua fala na abertura do evento, o Conselheiro Sebastião Helvecio destacou a relevância estratégica do encontro para o fortalecimento da saúde pública no Brasil e o protagonismo do TCE de Mato Grosso. “Esse é um momento histórico não só para o Tribunal de Contas do Mato Grosso, mas para todo o sistema de Controle Externo do Brasil.”
Ao parabenizar a criação da Copspas no âmbito do TCE-MT, Helvecio afirmou: “Parabenizo o TCE por essa iniciativa de instituir a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, e meu coração se enche de gratidão por estar aqui mais uma vez neste Tribunal de Contas que é de vanguarda para o Brasil.”
Encerrando sua participação, o Conselheiro prestou uma homenagem ao Sistema Único de Saúde (SUS), exaltando sua importância como símbolo do pacto federativo nacional. “Concluo minha fala nesse momento de abertura expressando mais uma vez minha alegria pelo SUS, esse sistema que é orgulho para todos os brasileiros, cuja maior riqueza é a união de todos os municípios nesse pacto federativo.”
O momento contou com a presença de Conselheiros do Tribunal de Contas mato-grossense, do Ministério Público de Contas, de Presidentes das Entidades representativas do Sistema de Controle Externo brasileiro, além chefes e membros dos Poderes Executivo, Legislativo e do Judiciário estadual. O 1º Fórum de Saúde Digital de Mato Grosso reforça o compromisso dos Tribunais de Contas com a inovação, a melhoria da gestão pública e a promoção de políticas públicas que tornem o sistema de saúde mais eficiente, integrado e acessível à população.
Palestras
Após as falas de boas-vidas das autoridades que compuseram o dispositivo de honra da solenidade de abertura do Fórum, os participantes presentes ao evento, e os que acompanhavam a transmissão simultânea pelo canal do TCE-MT no YouTube, assistiram à palestra magna ministrada pela Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde do Governo Federal, Ana Estela Haddad, que abordou como temática “As perspectivas da Telessaúde no Futuro dos Cuidados cm a Saúde”.
Discorrendo sobre “Saúde Digital – Reflexões, Desenvolvimento Organizacional e Telessaúde nas escolas” o Professor Doutor de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP), Chao Lung Wen, encerrou a programação desta manhã.
Todas as atividades do 1º Fórum de Saúde Digital de Mato Grosso podem ser acompanhadas no hotsite do evento: https://www.tce.mt.gov.br/hotsites/forumdesaudedigital/.