Vice-Presidente do IRB participa de congresso internacional na Espanha sobre Auditoria e Transformação Digital com representantes de 15 países

Equipe Instituto Rui Barbosa

A Universidade de Castilla – La Mancha (UCLM), na Espanha, está promovendo no período de 16 a 20 de setembro, no Campus de Toledo, o Congresso Internacional “pICTure: Leading Digital Change” (em tradução livre: pICTure: Liderando a Mudança Digital). O evento reúne um público de alto nível composto por representantes de Tribunais de Contas (TCs) e Instituições Superiores de Controle (ISC) da Europa e de mais 15 países (Brasil, Albânia, Sérvia, Egito, Macedônia, Líbano, Tunísia, Palestina, Paquistão, Filipinas, Maldivas, Nepal, Iémen e Gana).

O Congresso, que conta com o apoio do Tribunal de Contas da Espanha e da Iniciativa de Desenvolvimento da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (IDI/INTOSAI), tem como objetivo fortalecer a governança das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na atuação das Entidades de Controle a nível global, fomentando um espaço para promoção da inovação e melhoria dos serviços ofertados pelo setor público.

A programação científica do evento está estruturada em sessões de debates que abordarão temas como o impacto das novas tecnologias, a gestão da mudança organizacional, desenvolvimento de estratégias de TIC e a importância das redes de colaboração no setor público.

Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselheiro Sebastião Helvecio participa do pICTure: Leading Digital Change como representante dos Tribunais de Contas brasileiro. Sua presença no evento evidencia o compromisso do IRB em estabelecer colaborações internacionais, visando ao fortalecimento da governança pública e do Controle Externo no Brasil, inserindo o país em um cenário global que busca soluções inovadoras e tecnológicas para os desafios enfrentados pela Administração Pública. Na oportunidade, a participação do Conselheiro Helvecio também se constitui como uma oportunidade de compartilhar boas práticas e experiências dos Tribunais de Contas Brasileiros, contribuindo para o intercâmbio de conhecimento com outras nações.

 

Abertura

O Vice-Reitor de Economia e Planejamento da UCLM, Francisco Saez, foi o responsável por receber os participantes do Congresso, em cerimônia realizada nessa segunda-feira (16/09). Ao proferir o discurso de boas-vindas, Saez ressaltou a relevância do momento. “É uma honra para a Universidade de Castilla acolher este seminário de alto nível, que reúne quinze participantes de quinze países diferentes, incluindo presidentes e auditores de Tribunais de Contas internacionais”, afirmou.

Presente na cerimônia de abertura, a Presidente do Tribunal de Contas da Espanha, Enriqueta Chicano, defendeu uma agenda de formação intensiva para adaptação das Instituições Superiores de Controle aos desafios das novas tecnologias. “Estamos perante uma transformação profunda, mas é um processo necessário que já nos permitiu avançar para uma Administração sem papel e, futuramente, uma Administração mais moderna e eficaz em suas ações”, declarou.

Prestigiaram, também, a cerimônia de abertura do Congresso a Presidente da Secção de Auditoria do Tribunal de Contas da Espanha, Dolores Genaro Moya; o Vice-Diretor da IDI/INTOSAI, Ola Hoem; e a Ex-Diretora de Informação e Inovação do Tribunal de Contas Europeu, Magdalena Cordero.