Membros, especialistas e representantes de Instituições Superiores de Controle Externo do Brasil e da Argentina participaram, na manhã desta terça-feira (15/04), do Workshop “Inteligência Artificial aplicada aos organismos de controle”, realizado por meio da plataforma Google Meet. O evento, que contou com mais de 470 participantes conectados simultaneamente, foi promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Instituto de Estudos Técnicos e Investigação (IETeI) da Secretaria Permanente dos Tribunais de Contas, Órgãos Públicos e Organismos de Controle Externo da República Argentina (SPTCRA), e com a Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR).
O encontro também foi transmitido presencialmente para os Tribunais de Contas das províncias argentinas de Buenos Aires, Mendoza, Misiones, Corrientes, San Juan, Chaco, Formosa, além do Ministério Público Fiscal (MPF) de La Rioja, onde servidores se reuniram para acompanhar as apresentações sobre os avanços tecnológicos no Controle Externo.
Representando a presidência do Instituto Rui Barbosa, o Coordenador-Geral Juraci Muniz Júnior agradeceu, em nome do Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB, ao Diretor-Geral do IETeI, Víctor Ignacio Villarroe, e aos integrantes do grupo de pesquisa argentino envolvidos no acordo de cooperação técnica. Juraci destacou a importância de momentos como este para dar visibilidade às iniciativas inovadoras dos Tribunais de Contas do Brasil, especialmente no campo da tecnologia, por meio do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação do IRB, presidido pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Marco Aurélio Bertaiolli, com a coordenação do Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCE-SP, Fabio Correa Xavier.
Durante o workshop, o Auditor de Controle Externo do TCE-SP, Geraldo Checon, representou o IRB e apresentou um dos cases mais emblemáticos do uso de Inteligência Artificial no Controle Externo brasileiro: a ANIA – Assistente Natural com Inteligência Artificial, desenvolvida pelo Tribunal de Contas paulista. A ferramenta, baseada na tecnologia do ChatGPT, tem como objetivo transformar a forma como os servidores interagem com documentos institucionais e informações processuais.
A ANIA se destaca por sua capacidade de compreender perguntas em linguagem natural e interagir de forma fluida com os usuários, respondendo dúvidas, resumindo conteúdos e organizando documentos em tópicos, tudo isso a partir de arquivos em PDF enviados diretamente para o sistema. Com uma interface simples e intuitiva, a ferramenta democratiza o acesso aos recursos de IA, tornando a tecnologia acessível a todos os colaboradores do Tribunal.
Diferentemente de soluções genéricas do mercado, a ANIA foi projetada sob medida para o ambiente do TCE-SP, garantindo total conformidade com os protocolos de segurança e privacidade da instituição. Todo o processamento ocorre em ambiente controlado, oferecendo confiança aos Membros e servidores que utilizam a ferramenta no cotidiano de trabalho. Além disso, a ANIA possui a capacidade de aprendizado contínuo, adaptando-se ao uso e refinando suas respostas com base nas interações realizadas.
“Essa inovação representa um avanço importante no uso da IA generativa no setor público. Mas a ANIA é apenas o começo, o Departamento de Tecnologia da Informação do TCE-SP já trabalha em uma série de outras soluções baseadas na mesma tecnologia”, concluiu Geraldo Checon.
Além da apresentação brasileira, o evento contou com falas de especialistas argentinos, como Mariana Sanchez Caparros, da Universidade de Buenos Aires (UBA IALAB), que falou sobre o Grupo de Inovação Disruptiva – LabIA, e Marcela Palmieri, do Tribunal de Contas da Província de Mendoza, que compartilhou as experiências de aplicação de IA no seu Tribunal.