XII Encontro Nacional das Escolas de Contas – Os Tribunais de Contas e a Sociedade no pós-pandemia

Em sua 12ª edição, o Encontro Nacional das Escolas de Contas de 2021 tem como tema central “Os Tribunais de Contas e a Sociedade no pós-pandemia”

 

Na solenidade de abertura, as boas vindas foram dadas pelo Presidente do IRB, Cons. Ivan Lelis Bonilha que também ressaltou a importância do Encontro e o papel relevante das Escolas de Contas.

 

 

 

O Presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Cons. Estilac Xavier, relembrou a edição do EDUCONTAS 2018, último evento realizado presencialmente e contou com inovação ao aproximar as Escolas da Sociedade. “As Escolas de Contas devem olhar os aspectos da sociedade e atuar sensibilizando a todos”, disse o Presidente do Tribunal sede do evento.

 

Representando o CNPTC e ABRACOM, o Presidente do TCESC, Cons. Adircelio de Moraes Ferreira Junior, saudando a todos, reforçou a importância de atuação por conta dos impactos da pandemia. Lembrou que as Escolas também não ficaram longe deste impacto, tendo que se adaptar na forma de ensino com o uso massivo de tecnologia. Por isto, “é preciso avançar mais. A tecnologia é fundamental, mas não podemos perder o humanismo nas ações”, falou o Presidente.

 

O Cons. Cezar Miola, representando a ATRICON neste evento, cumprimentando aos presentes, parabenizou o Instituto Rui Barbosa pelo seu aniversário de 48 anos e ressaltou a importância desta associação e o compromisso dos Tribunais de Contas pela agenda da capacitação dos servidores da Administração pública e, consequentemente, pela boa administração pública. “Estamos na véspera do dia do professor, na semana do aniversário do IRB e do dia das crianças, o que forma um caldo expressivo que simboliza a importância do evento que reune as Escolas”, destacou o Presidente do Comitê Técnico de Educação do IRB, Cons. Cesar Miola.

 

Representando o IRB e o Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional, que coordena a Rede das Escolas de Contas, Cons. Doris Miranda Coutinho, saudando aos presentes, disse que vê as Escolas de Contas comprometidas no aperfeiçoamento profissional dos servidores e jurisdicionados, além do compromisso de capacitação do controle social. Diante da pandemia, da disrupção abrupta, as Escolas encontraram alternativas. Falou dos temas que serão debatidos no Encontro, como metodologias ativas, nova lei de licitações, engajamento nas capacitações e controle social.

HOMENAGEM À CONS. DORIS COUTINHO

Um dos pontos mais emocionantes da solenidade foi a homenagem que as Escolas de Contas prestaram à Cons. Doris Coutinho que está a frente do Comitê de Aperfeiçoamento Profissional do IRB, coordenando a rede das Escolas de Contas desde 2012.

Neste encontro, a Cons. Doris Coutinho anunciou o fechamento de seu ciclo em frente à Rede das Escolas rememorando o quanto se avançou na área de educação corporativa dos Tribunais de Contas. E, em reconhecimento à todo o trabalho que coordenou nestes anos, a Rede das Escolas prestou uma homenagem.

Assista o vídeo abaixo

Na sequência, deu-se início aos painéis do EDUCONTAS. Acompanhe o XII EDUCONTAS – os tribunais de contas e a sociedade no pós-pandemia – dia 14 out 2021 – 10h na íntegra aqui:

 

XII EDUCONTAS – os tribunais de contas e a sociedade no pós-pandemia – dia 14 out 2021 – 14h

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima