XIV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas inicia com palestra sobre reação, superação e propósito

Equipe Instituto Rui Barbosa

“Transformando o futuro do trabalho: práticas inovadoras na gestão de pessoas dos Tribunais de Contas” é o tema central do XIV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, que teve início nessa segunda-feira (19/08), e segue com a programação até o dia 21 de agosto (quarta-feira).

Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o evento reuniu na sede da Corte de Contas fluminense representantes do Sistema de Controle Externo brasileiro e demais interessados na temática.

“É fundamental tratarmos aqui de temas tradicionais como clima organizacional, política remuneratória, motivação e outros que vêm surgindo, como o uso da inteligência artificial. Precisamos reter os talentos que chegam aos Tribunais de Contas”, declarou o Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB, ao discursar durante a abertura oficial do Encontro.

Presidente do TCE anfitrião e Diretor de Desenvolvimento e Políticas Públicas do IRB, o Conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, deu as boas-vindas ao público participante e ressaltou o empenho servidora do TCE-RJ, Sabrina Caetano na coordenação do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB. “Este encontro é especial não apenas pelo seu conteúdo, mas pela possibilidade da troca de experiências, o aprendizado conjunto e, claro, as amizades que se fortalecem a cada nova edição. Cada evento como esse é uma oportunidade de reforçar os laços que nos unem, de revisitar as práticas que nos trouxeram até aqui e de planejar juntos o caminho que ainda temos pela frente”, pontuou.

Na oportunidade, o Presidente do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, destacou em sua fala aspectos como coesão e integração entre os que fazem o Sistema de Controle Externo brasileiro. A integração entre os servidores e a coesão entre os Tribunais de Contas são os elementos que nos fazem cumprir bem a nossa missão. Agradeço muito às mulheres que estiveram e estão à frente do nosso Comitê. Graças ao trabalho incansável delas, temos tido resultados cada vez melhores”, afirmou o Conselheiro.

O dispositivo de honra da solenidade de abertura do Encontrou contou, ainda, com a participação do Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Edilson de Sousa Silva; do Presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Presidente do Tribunal do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Conselheiro Luiz Antônio Guaraná; do Conselheiro Substituto do TCE-RJ Marcelo Verdini Maia, Presidente do Comitê Técnico do IRB Gestor da Categoria de Domínio dos TCs, representando a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

 

Palestra Magna

“Reação/Superação/Propósito” foi o tema da palestra ministrada pelo ex-judoca Flavio Canto. O medalhista olímpico mesclou trajetória profissional, vida pessoal e as lições aprendidas no caminho que o levou até a medalha nos Jogos de Atenas, em 2004, e a ser o número 1 no ranking mundial de judô em sua categoria entre 2006 e 2007.

Flavio também apresentou o Instituto Reação, organização fundada por ele que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do judô e da educação. Campeã olímpica em 2016 e medalhista de bronze por equipes em 2024, a judoca Rafaela Silva foi formada no Instituto Reação.

“O sucesso que a gente admira tem a ver com o número de vezes que a gente se levanta e principalmente com o número de pessoas que nós levantamos. Isso não se limita a projetos sociais, mas serve para o nosso dia a dia. Quando a gente passa a levar em consideração a meta do outro, a gente chega muito mais longe”, afirmou o palestrante, destacando que o trabalho em equipe tem muito mais chance de êxito do que o esforço individual.

Depois de responder a perguntas da plateia, Flavio Canto ofereceu ao público algumas faixas de judô autografadas, encerrado esse primeiro dia de programação do Encontro.

As atividades planejadas para os dias 20 e 21 de agosto podem ser acompanhadas no hotsite do evento.

 

*Com fotos e informações do TCE-RJ.