mentoria

Ações de mentoria nos Tribunais de Contas

Equipe Instituto Rui Barbosa

Tribunais de contas inovam em práticas de mentoria para servidores públicos. Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais lança edital para seleção de mentores voluntários.

 

As práticas de Mentoria, embora mais estabelecidas na gestão privada, podem trazer diversos benefícios aos servidores públicos e suas carreiras. A prática surgiu foi disseminada na área de gestão de pessoas a partir de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas nas organizações e consequentemente, na vida e carreira dos servidores.

A mentoria pode ser vista como uma forma de fortalecer novas gerações na atuação no mercado de trabalho e auxiliar na construção de carreiras, através da construção de redes de apoio e orientação.

Programas de mentoria podem trazer diversos ganhos aos servidores (mentores e orientandos) e à organização, criando redes que auxiliam no desenvolvimento e crescimento profissional. Com o avanço de tais práticas, as organizações podem se beneficiar com a maior coesão, desenvolvimento e aprimoramento constantes dos servidores, continuidade de boas práticas, além de aumento na produtividade do trabalho.

Alguns tribunais de Contas adotam práticas inovadoras na área de pessoal, e investem na implementação de programas de mentoria. Confira abaixo:

TCEMG lança edital para seleção de mentores voluntários – Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais / TCE-MG

O Tribunal de Contas de Minas Gerais lançou, nesta segunda-feira (16/11), um edital que estabelece as instruções para o processo seletivo de profissionais para compor o Banco de Mentores Voluntários do Programa de Inovação do TCEMG.

As inscrições já estão abertas, e vão até o dia 10/12. Segundo o Edital nº 05/20, “o programa de mentoria é um instrumento que visa o aprimoramento de uma ideia inovadora por meio do auxílio oferecido por um profissional, tanto do TCEMG quanto de outras organizações, cuja trajetória se destaque nas áreas de interesse desta instituição, buscando compartilhar experiências com o mentorado e promover o desenvolvimento de competências essenciais para o amadurecimento de sua respectiva ideia”.

As áreas ofertadas para a inscrição dos mentores são: Administração Geral; Análise de Dados; Comunicação; Controle Externo, em qualquer de suas áreas específicas; Controle Interno; Finanças; Gestão de Pessoas; Governança; Inovação; Jurídica; Planejamento Estratégico; Políticas Públicas; Projetos e Processos; e Tecnologia. Cada participante pode se inscrever em até três áreas.

Clique e acesse o Edital aqui (página 39). 

Para fazer sua inscrição acesse o link: https://questionarios.tce.mg.gov.br/index.php/313133?lang=pt-BR

Programa premiado de Mentoria do TCE-RS

Reconhecido múltiplas vezes pelo Prêmio Top Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), o programa de mentoria do TCE-RS foi criado com o objetivo de promover a integração mais efetiva dos servidores ingressantes ao seu ambiente de trabalho.

A iniciativa, chamada “Programa Mentoria: um novo olhar sobre acolhimento e desenvolvimento de Ingressantes”, é desenvolvida durante o processo de adaptação de novos servidores em um setor, possibilitando que os conhecimentos e saberes dos mais experientes (mentores) sejam compartilhados de forma a estimular e acelerar o processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos ingressantes (mentorados), promovendo a continuidade e o aprimoramento do capital intelectual interno (aprendizagem organizacional).

A ação auxilia o gestor no acompanhamento, na capacitação e no desenvolvimento dos novos colaboradores. Essa acolhida qualificada contribui para o enfrentamento das tensões (ansiedades, dúvidas e inseguranças) inerentes ao momento de ingresso na nova atividade, e de estabelecimento dos relacionamentos com a equipe de trabalho.

Banco de Talentos do IRB

 

A partir da preocupação com o desenvolvimento e aprimoramento das carreiras dos servidores públicos, o Banco de Talentos é uma ferramenta criada e desenvolvida pelas Escolas de Contas e Comitê Técnico de aperfeiçoamento profissional IRB para registro de docentes, de suas especialidades, dos cursos que ministram, no tocante às matérias e temas de interesse dos currículos pedagógicos e programa de formação dos auditores de controle externo, de jurisdicionados, membros e do controle social.

O IRB convida a todos os interessados a acessarem o link abaixo e participarem desse time: https://talentos.irbcontas.org.br/