ACONTECEU 28.01

Equipe Instituto Rui Barbosa

Reunião assessorias comunicação IRB, Atricon, CNPTC e dos representantes dos Tribunais de Contas das 5 regiões brasileiras 

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 25/01, a reunião semanal das assessorias de comunicação do IRB, Atricon, CNPTC e dos representantes dos Tribunais de Contas das 5 regiões brasileiras , continuam com pautas voltadas voltaram a se realizar.

As reuniões, acontecem com base em um plano de integração da comunicação do Sistema de Tribunais de Contas, para reforçar a capacidade de produção e compartilhamento de mídias e matérias sobre a atuação das Cortes de Contas brasileiras. A ideia é estreitar relação com a sociedade, favorecendo um melhor entendimento acerca do imprescindível papel dessas instituições para o aperfeiçoamento da gestão pública e combate à corrupção.

Algumas Pautas importantes que foram discutidas:

·        Uso de Tecnologia e Inteligência Artificial nos TCs

·        Transporte Escolar , Volta às Aulas, Atuação dos TCs na oferta de Internet para escolas no Edital 5G

·        Desafios da educação Enfrentamento da Pandemia, levantamento sobre o déficit de vagas na educação infantil (Creche e pré-escola), com informações detalhadas por estados e municípios, estrutura das escolas, nota técnica de manifestação do CTE sobre a vacinação de crianças ;

·        Fiscalização de obras paradas;

·        Uso de satélites para fiscalizar obras públicas e exemplos de tecnologia no controle externo

·        transporte coletivo

·        teletrabalho, entre outros.

As ações de comunicação que estão sendo implantadas desde então contribuem para uma maior visibilidade à atuação da rede de comunicação dos Tribunais de Contas e Entidades Representativas do Controle Externo, além de melhoria e transparência do serviço público.

Reunião da coordenação e secretaria executiva da Rede Integrar

Aconteceu , dia 25/01, a reunião da coordenação executiva da Rede Integrar para dar andamento à execução do Plano Anual de Trabalho da Rede.

 Lançado o Edital e Inscrições Abertas para o processo seletivo a pós graduação – Lato Sensu MBA Auditoria e Inovação no Setor Público parceria IRB-USP

Essa semana foram abertas as inscrições e lançado o Edital n. 01/22  da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
Pós-Graduação – Lato Sensu , MBA Auditoria e Inovação no Setor Público.

Seguem mais informações atualizadas sobre o MBA Auditoria e Inovação no Setor Público – Convênio FUSP/IRB.

A Coordenação do Curso torna público o Edital n. 01/2022 que estabelece as normas para o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Auditoria e Inovação no Setor Público , no ano 2022, na modalidade de extensão universitária com Ensino a Distância (EaD), nos termos da legislação da USP (Resolução CoCEx, nº 6.667, de 19 de julho de 2013, alterada pela Resolução CoCEx nº 7.231, de 14 de julho de 2016). O Curso MBA Auditoria e Inovação no Setor Público, é realizado por meio do Convênio com Instituto Rui Barbosa (IRB e FUSP).

PROCESSO SELETIVO
O período de inscrições no processo seletivo para o curso é :
– 20/01/2022 a 09/03/2022 para não concorrentes à bolsa
– 20/01/2022 a 23/02/2022 para concorrentes a bolsa.

As inscrições somente ocorrem por meio da internet conforme descrito no Edital 01/22

Acesse o Edital e Saiba Mais : https://mbauspauditoria.com.br/edital

As  inscrições já estão abertas : Pré-inscrição  em https://mbauspauditoria.com.br/inscricao

A parceria entre o Instituto Rui Barbosa e a USTDA , abre o convite para o envio de qualificações e dados de propostas (coletivamente denominados “Proposta”) de empresas norte-americanas interessadas, que sejam qualificadas com base na experiência e capacidade para executar assistência técnica para serviços de consultoria, por 18 meses, para auxiliar o IRB na avaliação da relação custo-benefício em auditorias de compras públicas e na melhoria da capacidade da equipe de auditoria no Sistema Tribunais de Contas Brasileiro.

O prazo para submissão de propostas é até 22 de março de 2022.

Para mais informações acesse : https://ustda.gov/business_opp_oversea/brazil-technical-assistance-for-the-instituto-rui-barbosa/

 Assessores da equipe de transição do IRB organizam arquivos históricos na sede em Brasília

 

 

Após um processo eleitoral que começou em outubro com a publicação da Portaria 18/21, o IRB homologou a escolha do  novo Presidente conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima. eleito para a Gestão 2022/2023.

Tendo em vista que a posse ocorrerá em 22 de fevereiro, a transição de Gestão iniciou reuniões virtuais desde dezembro, porém o material de expediente, documentos físicos e arquivos históricos do IRB , precisaram ser despachados para a Sede do Instituto em Brasília que foi adquirida na gestão do Presidente Ivan Bonilha. Assim integrantes da equipe da gestão do IRB enviaram o material para a nova Sede para em conjunto com integrantes da nova gestão organizarem o material despachado.

Conheça a Diretoria do IRB, eleita  para o biênio 2022/2023

Cicando em:  https://irbcontas.org.br/homologacao-eleicoes-irb-no-ii-congresso-internacional-dos-tribunais-de-contas/

 Preparativos para a posse conjunta dos novos dirigentes do IRB, ATRICON e ABRACOM

 

 

Aconteceu em na quarta feira,  (26/1) reunião virtual destinada a realização da posse conjunta das novas diretorias do IRB, Atricon e Abracom.  O IRB será presidido pelo conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE), a Atricon pelo conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) e a Abracom pelo conselheiro Joaquim de Castro Neto (TCMGO).

A reunião contou com a presença das assessorias e representantes das atuais e novas gestões das entidades, do TCU e do Instituto Serzedello Correia.

A posse será conjunta e está agendada para o dia 22 de fevereiro no auditório do Instituto Serzedello Correia – ISC do Tribunal de Contas da União em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do TCU no Youtube. Devido a pandemia haverá restrição do número de participantes presenciais.

Reunião com a Rede das Escolas de Contas – Preparativos para o EDUCONTAS 2022

Aconteceu dia 26/01 , a reunião com representantes das Escolas de Tribunais de Contas, indicados pelo Instituto Rui Barbosa, visando à formatação do Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas – EDUCONTAS 2022, a ser sediado pela Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça-ECPCJAM, do TCE-AL.
? O objetivo da reunião foi conhecer as experiências vivenciadas por membros de outros Tribunais de Contas que participaram de edições passadas do Encontro.
? Participaram da reunião, representando a ECPCJAM, o Diretor-Geral, Rodrigo Siqueira Cavalcante, a Diretora Técnica, Kezia Rodrigues, a Diretora Adjunta, Raquel Firmino, a Coordenadora de Ensino e Pesquisa, Lídia Machado, e a Coordenadora Pegagógica, Gisete Lima.
Ainda, participaram representantes de outras Escolas de Contas:
?Gilson Piqueras Garcia, Diretor da Escola de Contas e Gestão do TCE-SP; @tcesp
?Hilária Barreto, Diretora Executiva do Instituto Plácido Castelo do TCE-CE; @tceceara
?Flávia Lacerda, Diretora de Relações Institucionais, Pós-Graduação e Pesquisas
Instituto Serzedello Corrêa
Tribunal de Contas da União; @tcuoficial
? Gabriela, representando Bibiana Camargo, Diretora da Escola Paulista de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. @tcesp

#reunião #educontas2022 #escoladecontasal2022

Informações obtidas Escola de Contas Alagoas. https://www.instagram.com/p/CZNVXEbp60M/

Tags: Aconteceu