Aconteceu

Para você não perder nada, preparamos um resumo do que aconteceu na semana. 

 

Início da participação dos TCs no grupo de trabalho da criação da Trajetória Profissional de Auditoria do TCU

Na segunda (01) ocorreu o encontro do grupo de trabalho de construção da Trajetória Profissional de Auditoria no TCU. Servidores dos Tribunais de Contas dos Estados foram convidados a participar e compartilhar experiências.

O Projeto das Trajetórias Profissionais foi iniciado em 2019 pelo TCU para, dentre outros objetivos, promover ao autodesenvolvimento entre os servidores.

A trajetória de Auditoria é uma das estruturantes desse projeto piloto, uma vez que é transversal a todas as trajetórias de controle externo, e por isso pode ser aplicada em todos Tribunais de Contas.

Na reunião foi discutida a articulação de uma ação conjunta, com possibilidade de estabelecer uma diretriz comum a todos os Tribunais de Contas a partir da união de esforços.

ENAP entrevista o IRB para receber propostas de criação de um portal nacional de contratações públicas

Aconteceu

Em 2018, o IRB foi convidado a aderir à Rede Nacional de Contas Públicas, uma iniciativa do Ministério do Planejamento, com parceria do BID, SEBRAE, CNM e ENAP.

A iniciativa mobilizou várias entidades em uma ação conjunta de modernização e aprimoramento das compras públicas brasileiras. O objetivo central da Rede era a criação de um Portal de Compras Públicas, com informações sobre as contratações realizadas a nível federal, estadual e municipal. Na época, os trabalhos da rede avançaram, mas foram interrompidos na troca do governo federal.

Mais recentemente, o novo secretário de gestão, vinculado ao Ministério da Economia, retomou o projeto de criação do Portal Nacional de Contas Públicas. A reestruturação da Rede visa reunir todas as informações de compras públicas no Brasil, com foco na transparência e redução de custos de processos de compras.

Atualmente o trabalho está em fase inicial de pesquisa, em que estão sendo realizadas conversas e entrevistas com agentes de compras de diversas instâncias. Essa pesquisa busca identificar os elementos necessários ao Portal, visando aprimorar sua usabilidade.

No dia 02 de junho, o IRB participou de uma entrevista, através da ENAP, na qual contribuiu ao projeto.

 

Estreia das Tardes do Conhecimento, um evento chancelado pelo Fórum Nacional de Auditoria

A primeira edição do projeto “Tardes de Conhecimento” foi realizada no dia 2 de junho, sendo transmitida on-line pelas redes sociais da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP.O evento contou com uma participação expressiva, alcançando o pico de mais de 300 expectadores simultâneos durante a transmissão.O vídeo (disponível aqui), teve mais de 1.350 acessos até a manhã do dia 03/06/2020.

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente da AudTCMSP, Fernando Morini, o qual enalteceu a relevância da capacitação e agradeceu aos parceiros. Na sequência, o Diretor-Presidente da Escola de Gestão e Contas do TCMSP, Maurício Piragino, saudou os participantes, reforçou a importância do trabalho dos Auditores de Controle Externo e passou orientações operacionais aos participantes. O Diretor de Desenvolvimento Profissional da AudTCMSP, Jorge de Carvalho, foi o responsável pela mediação.

Nesta primeira edição, o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) Ismar Viana, abordou o processo de controle externo, e o também Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e Gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas do IRB, Nelson Granato, tratou das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).

Ismar Viana (foto acima) discorreu sobre os princípios aplicáveis ao processo de controle externo e enfatizou alguns aspectos presentes na Intosai-P 50, que versa sobre os princípios das atividades jurisdicionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS).

Nelson Granato, por sua vez, trouxe reflexões metodológicas e práticas sobre os três níveis das NBASP, concentrando sua abordagem no processo de auditoria, ou seja, nos aspectos centrais normativos que devem ser observados para a elaboração de um bom relatório, em todas as fases do processo de fiscalização: no planejamento, na execução e na própria produção textual da peça final do trabalho. A apresentação utilizada por Nelson pode ser acessada aqui.

O projeto “Tardes de Conhecimento” foi idealizado pela Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP), e conta com o apoio institucional da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP e do Instituto Rui Barbosa (IRB), integrando também o Fórum Nacional de Auditoria, como uma de suas edições regionais.

A segunda edição das “Tardes de Conhecimento” ocorrerá no dia 16/06/2020. Os palestrantes serão os Auditores Federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União Tiago Modesto Carneiro Costa e Antônio Alves de Carvalho Neto. Tiago Modesto discorrerá sobre o processo de auditoria no setor público e Antônio Carvalho tratará da auditoria baseada em riscos.

*Texto replicado do Portal Audtcmsp

A segunda Edição já tem data marcada! Saiba mais aqui.

Representantes do IRB e ATRICON realizam alinhamento prévio e participam da reunião da CTCONF

A reunião da CTCONF aconteceu na quinta (04/06), e aprovou o novo regimento interno da Câmara Técnica.

Nessa semana aconteceu a Reunião da CTCONF – Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação. Dentre as 16 entidades, participam o IRB e a ATRICON, que indicaram membros representantes para atuar na Câmara Técnica e auxiliar na elaboração dos Manuais usados pelos contadores públicos.

No dia 03 de junho foi realizada a reunião prévia dos representantes do IRB e ATRICON, e no dia 04 aconteceu a Reunião do primeiro semestre de 2020 da CTCONF.

A fim de representar da melhor maneira possível os Tribunais de Contas dos entes subnacionais na atuação na Câmara Técnica, o IRB e a Atricon, através de Portaria Conjunta, criaram o Grupo Técnico de alinhamento, constituído por 1 servidor indicado de cada Tribunal.

Para saber mais, acesse o Esclarecimentos sobre o Grupo Técnico de Alinhamento criado pela portaria conjunta IRB/ATRICON nº 002/2020 e o papel junto à CTCONF.

Novidades do Acordo de Cooperação Técnica com o MBA de PPP da London School of Economics

Na reunião sobre o Acordo de Cooperação Técnica IRB/FESPSP, foram planejadas novas edições online do PPP – War Room, que devem ocorrer mensalmente até o fim de 2020.

O 1º evento online do IRB, que ocorreu dia 23/04, foi fruto dessa parceria com a FESPSP e a London School of Economics, e debateu sobre a atuação do controle externo em momento de crise.

Confira a programação da Série de Webinars PPP WAR ROOM – Controle Externo para 2020:

PPP WAR ROOM

Save the date!

Rede de Gestão de Pessoas dos TCs e das Escolas de Contas dão continuidade à oficina de criação de trajetórias profissionais

Na sexta (05) as Redes de Gestão de Pessoas e das Escolas de contas deram continuidade aos encontros da Oficina de Trajetórias Profissionais.

A ação vem sendo desenvolvida no âmbito das duas redes e corre paralela a ação de tradução dos documentos da INTOSAI sobre competências profissionais que servirão de base para a força tarefa de criação da norma internacional sobre competências profissionais. E, uma das ferramentas que vem sendo criadas pelo TCU para o desenvolvimento de competências profissionais é a instituição de trajetórias profissionais dos servidores.

Os integrantes da oficina passaram a utilizar outro instruento (metroretro) na etapa de identificação de competências profissionais necessárias para a área de gestão de pessoas.

No encontro foi analisado o resultado da pesquisa de importância das competências mapeadas, debate sobre inclusão de competências faltantes nos processos de gestão de pessoas e verificação de ações de desenvolvimento destas competências.

 

Evento da AMPCOM discute o Controle Externo pós pandemia

Nessa semana aconteceu mais um evento online da Séria Live AMPCON, e dessa vez, especialistas debateram sobre as perspectivas do controle no pós-pandemia. Moderado por João Augusto Bandeira de Mello (MPC/SE), contou com os debatedores: Fabrício Macedo Motta (TCM/GO), Sabrina Nunes Iocken (TCE/SC), Gil Castello Branco (Sec. Geral da Contas Abertas) e a Auditora de Controle Externo do TCE/PR E Coordenadora Geral do IRB, Crislayne Cavalcante.

O evento completo encontra-se disponível aqui.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima