Aconteceu no IRB – 24.07

Equipe Instituto Rui Barbosa

Para você não perder nada, preparamos um resumo de tudo que aconteceu no IRB nessa semana. Confira:

 

Primeira Reunião do Grupo de Alinhamento técnico da CTCONF

Na tarde de segunda (20), pela primeira vez, reuniram-se os representantes do IRB, ATRICON, e do Grupo Técnico De Alinhamento, para previamente estabelecerem as diretrizes a serem adotadas nas 1ª e 2ª Reuniões Extraordinárias da Câmara Técnica De Normas Contábeis e De Demonstrativos Fiscais Da Federação – CTCONF, agendadas para o dia 06 e 21 de agosto de 2020.

O encontro debateu previamente a pauta da 1ª Reunião Extraordinária: “Rendimentos de Aplicação Financeira de Liquidez Imediata”, de maneira a subsidiar o posicionamento dos representantes do IRB e ATRICON, que será expresso por voto na reunião da CTCONF do próximo dia 06.

A discussão da pauta da 2ª Reunião Extraordinária, que também terá tema único: “Padronização de Fontes de Recursos para a Federação em atendimento ao Inquérito Civil 1.26.000.001112/2020-78 (MPF) e Recomendação nº 13/2020 (MPTCU)”, foi adiada para o próximo encontro, em razão da recente publicação da Portaria 394 do Ministério da Economia, que já criou fontes de recursos padronizadas para Federação.

 

Novidades no Comitê Técnico de Educação do IRB

Aconteceu no dia 21, terça-feira, reunião do Comitê de Educação. O Coordenador do Comitê, Conselheiro Cézar Miola (TCE-RS), juntamente com os membros debateram acerca do Pacto Nacional Pela Primeira Infância, sendo possível definir o responsável pelo projeto junto ao Conselho Nacional de Justiça. Foram analisadas também outras possibilidades de ampliação da atuação do Comitê.

Nas palavras do Conselheiro Miola o fomento das ações do Comitê é muito relevante, pois “neste período de crise estamos conseguindo mostrar para sociedade que somos importantes. E com a Educação não está sendo diferente”.

Outro tema da reunião, discutido em conjunto com os Presidentes da Atricon e do IRB,  foi a possibilidade de tornar o GAEPE (Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação) em uma atividade nacional. Atualmente o Gaepe atua em nível estadual, em Goiás e Rondônia (Para mais informações: GAEPE-RO e GAEPE-GO).

GAEPE

O GAEPE é um grupo interinstitucional, coordenado pelo Instituto Articule e o Comitê Técnico da Educação do IRB (CTE), que tem o objetivo de auxiliar gestores, educadores, trabalhadores da educação, órgãos de controle e estudantes, no enfrentamento dos efeitos provocados pela covid-19 na educação pública brasileira.

Saiba mais sobre o GAEPE aqui.

 

Evento “Histórias de um contador ou Um contador de Histórias”

No dia 22 (quarta) ocorreu o Ciclo de Palestras online do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, que teve como palestrante o Conselheiro-corregedor do TCE-BA e Vice Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, o Inaldo da Paixão Santos Araújo.

Na live o Conselheiro contou mais sobre a história de sua trajetória profissional, oferecendo boas histórias e conselhos advindos de suas experiências.  Acesse abaixo a palestra completa:

 

Reunião Projeto Integrar

Na tarde de quinta (23) aconteceu mais uma reunião do Projeto Integrar, que contou com a participação de cinquenta técnicos, entre representantes dos Tribunais de Contas e da OCDE, além da participação da Atricon e do IRB.

Aconteceu

Os participantes trataram da descrição dos produtos, que se encontram em fase elaboração pelos Tribunais de Contas; o estágio de desenvolvimento de cada produto e previsão de conclusão; além do alinhamento entre as etapas e a finalização de um relatório final da OCDE.

O  projeto é fruto de uma parceria do Tribunal de Contas da União com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A OCDE apoia o uso sistemático de indicadores para seleção de auditorias baseadas no risco no campo das políticas da educação.

Em 2020, todos os Tribunais de Contas do Brasil foram convidados a aderir ao projeto, de modo a viabilizar o teste e validação de boas práticas, inspiradas em modelos internacionais no contextos de políticas e programas descentralizados, bem como a implementação das mudanças propostas.

A Atricon e o IRB, por meio do Comitê Técnico da Educação, apoiam a interlocução entre os parceiros e cooperam com a implementação do Integrar.

Fonte: Ascom Atricon (Ridismar Moraes)

 

Em evento promovido pelo TCE-PR, Mandetta prevê desafios para a saúde e o controle externo após a pandemia

Em comemoração aos 73 anos, O Tribunal de Contas do Estado Paraná realizou o “Ciclo de Palestras Grandes Nomes”, que ocorrerá durante o segundo semestre de 2020.

O primeiro convidado foi o Ex-Ministro da Saúde Dr. Luiz Henrique Mandetta, que debateu sobre “O Papel do Controle Externo frente à Pandemia”, abordando a situação atual, a transparência, as perspectivas futuras quanto ao controle externo e as consequências da pandemia na Administração Pública.

A abertura foi realizada pelo Conselheiro Presidente do TCE/PR Nestor Baptista e o debate contou com a participação do Procurador do Ministério Público de Contas Flávio Berti e do Presidente do Instituto Rui Barbosa Ivan Bonilha.

Confira a íntegra do evento abaixo:

 

 

Reunião do Comitê de Normas de Auditoria

No dia 23, quinta-feira, ocorreu a continuidade das discussões acerca da Tradução das Normas GUIDE 9020 e P50 da INTOSAI.  As NBASP estão em fase de incorporação das normas em sua estrutura, já tendo passado pelo processo de tradução inicial e consulta Pública (Acesse as traduções preliminares aqui.)

A reunião deu prosseguimento às discussões acerca das definições e melhor adequação dos termos “eficiência”, “eficácia”, “economicidade” e “efetividade” nas traduções das Normas Internacionais NBASP 9020 e P50.

Os trabalhos do Comitê seguirão no sentido de conciliar o aprofundamento das normas, com a utilização de conceitos técnicos precisos e com fundamento teórico adequado.