Aconteceu

IRB convida Membros e servidores a participarem da Banca de Avaliação da Revista Técnica dos Tribunais de Contas

No mês de fevereiro, será lançado o Edital para a submissão de artigos da 5ª Revista Técnica dos Tribunais de Contas (RTTC), é uma revista de caráter técnico-científico, avaliada por pares através do sistema double blind review, que publica experiências e reflexões acerca de assuntos inerentes ao controle externo.

No intuito de aumentar o banco de avaliadores do IRB, estamos registrando Membros e Servidores dos Tribunais de Contas que tenham interesse em avaliar trabalhos que compõem as publicações do IRB, como a Revista Técnica do Tribunais de Contas e Anais do Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas.

Podem se inscrever no banco, Membros e Servidores com titulação de especialista, mestre ou doutor, nas áreas atinentes ao Controle Externo. Faça o seu cadastro Aqui

IRB e IPEA avançam na parceria de cooperação 

Na quinta-feira (28), membros do Instituto Rui Barbosa se reuniram virtualmente com representantes do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para definir a parceria IRB/IPEA, que será oficializada em um Convênio de cooperação.

As entidades se aproximaram a partir do interesse do IPEA na obtenção de uma base de dados consolidada a respeito de consórcios públicos, que segundo o Professor Fernando Rezende, é tema atualmente difícil de ser mapeado de forma convergente. O Prof. Rezende, que representou o IPEA, também é o autor da 1ª edição da coleção IRB Fórum – “Conflitos Federativos”.

Segundo Edilberto Carlos Pontes Lima, Vice presidente de Auditoria do IRB, presente na reunião, o IRB tem muito a colaborar a partir da aproximação dos Institutos, devido a enorme massa de dados e informações disponíveis aos TCs, além da grande capacidade do IRB na comunicação e articulação com as cortes.

Conforme os encaminhamentos da reunião de quinta, o IRB irá elaborar o documento para o Convênio de Cooperação, enquanto o IPEA irá avançar na preparação dos questionários que serão encaminhados aos Tribunais de Contas brasileiros. Mais informações em breve.

Comitê de Tecnologia do IRB divulga pesquisa sobre recursos que TCs usaram nas eleições

O Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Tribunais de Contas do Brasil realizou uma pesquisa sobre as eleições de mesa diretora das Cortes de Contas. O objetivo era saber como cada Tribunal realizou a eleição no cenário de pandemia e em que o distanciamento social ainda é a principal recomendação dos profissionais de saúde.

Dezoito das 33 cortes de contas do país responderam a pesquisa (TCE-TO, TCESP, TCE-RJ, TCE-CE, TCE-RS, TCM-GO, TCM-BA, TCE-GO, TCE-PE, TCDF, TCE-PA, TCE-PB, TCE-RR, TCE-MG, TCE-MS, TCE-ES, TCE-AM e TCE-SC).

Em 12 (67%) desses Tribunais houve eleição para uma nova direção no ano de 2020. Dos que realizaram eleições, cinco tiveram eleições presenciais, três tiveram uma eleição híbrida (parte presencial e parte virtual) e 4 tiveram eleições exclusivamente no modelo virtual. Sete cortes de contas utilizaram alguma solução de videoconferência para a realização das eleições. Três Tribunais utilizaram algum software para registro e apuração dos votos (TCESP, TCE-RJ e TCE-RS). Sete Tribunais informaram que a eleição foi transmitida pela Internet, para acompanhamento pela sociedade.

O resultado completo da pesquisa está disponível clicando na imagem acima.

O Comitê agora trabalha para viabilizar o compartilhamento das soluções utilizadas, de forma a estimular o intercâmbio de soluções tecnológicas no âmbito dos Tribunais de Contas.

Confira a programação dos Fóruns Nacionais de Auditorias de 2021

Nessa semana foram definidas e divulgadas as datas dos Fóruns Nacionais de Auditoria de 2021 (FNA), que fazem parte da iniciativa do IRB para capacitar os servidores dos Tribunais de Contas de todo o Brasil na utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) em suas fiscalizações.

No ano 2020, foram realizados um total de 8 eventos FNA em parceria com diversos Tribunais de Contas, que embora em formato virtual em razão da pandemia de coronavírus, tiveram expressiva participação somando mais de 12mil visualizações.

Confira as datas e temas programados para 2021:

I Fórum Nacional de Auditoria (18/03/21)Pandemia e instrumentos tempestivos de controle: Acompanhamento, Controle Concomitante e NBASP

II Fórum Nacional de Auditoria (27/05/21)NBASP, Tribunais de Contas pós pandemia e agenda 2030

III Fórum Nacional de Auditoria (29/06/21)NBASP e impactos da pandemia: Equidade, redução de desigualdade e o papel dos Tribunais de Contas

IV Fórum Nacional de Auditoria (30/09/21)NBASP 50 – Princípios das Atividades Jurisdicionais dos Tribunais de Contas, LINDB e Lei de Abuso de Autoridade

Mais informações em breve! Acompanhe nossa agenda de eventos.

Comitê de Gestão de Pessoas do IRB irá investigar a situação do trabalho remoto nos TCs

O Comitê de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa anunciou que irá enviar aos Tribunais de Contas um formulário para levantar a situação do trabalho remoto nas Cortes. O levantamento subsidiará a pesquisa dos pontos fortes, oportunidades de melhoria que embasarão uma diretriz para o trabalho remoto.

Acompanhe aqui no site o desdobramento desta ação e saiba mais sobre esta ação acessando a página do Comitê, onde você encontrará as atas das reuniões.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima