Para você não perder nada, preparamos um resumo de tudo que aconteceu no IRB nessa semana. Confira:

 

Reunião do Comitê de TI do IRB

Comitê de TI

No dia 27 de julho aconteceu a 2ª reunião do Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação do IRB. A reunião foi realizada virtualmente via a plataforma teams e tratou abordou 2 temas em especial: os desenvolvimentos do Grupo de Trabalho de Negócios e a plataforma TCU Conecta.

As propostas do Grupo de Trabalho de Negócios foram apresentadas por Fábio Correa Xavier (TCESP), que esclareceu a interação de respectivo GT com a área de negócios, demandas e outros órgãos, como por exemplo a Receita Federal.

No âmbito do GT, foram discutidos aspectos acerca da atuação da Diretoria de Ações Estratégicas, que visa tratar o interfaceamento das informações da área de negócio do Tribunal com a área de TI. Wallace da Silva Pereira (TCESC), integrante do grupo, estabeleceu a responsabilidade da Diretoria diante as atividades de interfaceamento, gestão por processos, mapeamento de operações dentro das instituições e fluxo informacional.

Em um momento da reunião Alexandre Silva (TCECE), fundador da Agência de Inteligência do TCE Ceará, destacou que os desafios no compartilhamento de informações entre os TCS são semelhantes entre as entidades, que compartilham as necessidades de desenvolvimento tecnológico que possibilitem uma atuação mais efetiva dos TC’s. Com isso, fortalece a importância de haver uma rede no âmbito da área de negócios para intercambiar e identificar as necessidades de informação gerencial entre os TC’s.

Seguida da discussão sobre o GT de Negócios, foi apresentada a plataforma Conecta TCU, por Rodrigo Felisdório (TCU). A plataforma tem o propósito de ser uma ferramenta digital de interação entre o TCU com a Administração Pública e Sociedade, sendo um poderoso instrumento no compartilhamento de informações.

Acesse a ata completa da reunião aqui.

 

Oficina das Trajetórias Profissionais

Na terça (28) ocorreu o quinto encontro da Oficina que vem sendo realizado entre as Redes de Gestão de Pessoas e das Escolas de Contas:

Comitê

A primeira reunião da oficina foi focada em conceitos e compreensão do que é o projeto, além do levantamento das atividades importantes e conhecimentos necessários para quem atua com gestão de pessoas. Na segunda reunião, os participantes separaram as áreas e atividades importantes em grupos compatíveis e iniciaram um brain storm acerca dos conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para cada uma das atividades levantadas. E, na terceira oficina, as redes validaram as competências de cada atividade e se dividiram para fazer a descrição de cada competência (educação corporativa, gestão do conhecimento, gestão de pessoas). Na quarta reunião, cada grupo apresentou a descrição de cada competência e os demais fizeram comentários que foram compilados no documento no drive. Neste quinto encontro, o grupo passou a dividir as competências por níveis de trajetórias.

 

CTE na Semana da Educação

O presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa CTE-IRB, Cezar Miola, participou da abertura da Semana da Educação, promovida pela Escola de Gestão Pública da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na manhã desta terça-feira (28). “O Desafio de Concretizar o Direito Fundamental à Educação” foi o tema da fala do presidente do CTE-IRB. O painel foi mediado pela coordenadora de Educação da Famurs, Juçara Dutra, com a participação do presidente da Federação e prefeito de Taquari, Maneco Hassen.

A Semana da Educação, que vai até o dia 31 de julho, pretende debater assuntos como práticas pedagógicas, legislação e prestação de contas, orçamento, financiamento da educação e fechamento do exercício financeiro de 2020. O curso online ocorre por meio de plataforma de ensino a distância.

De acordo com o presidente do CTE-IRB, a pandemia acelerou a necessidade de “investimentos na reestruturação das escolas, não apenas em equipamentos e tecnologias, mas também no preparo e na capacitação dos profissionais da educação para lidar com essa nova realidade”. Cezar Miola também ressaltou a realização de estudos do CTE-IRB, como o “Educação que faz a diferença”, que identifica e reconhece boas práticas de gestão e de ensino nas redes municipais. “Procuramos identificar o que essas redes tinham em comum e observamos que, entre as iniciativas, estão a continuidade dos investimentos na área, o enfrentamento à evasão escolar, a proximidade entre os gestores escolares e as secretarias de Educação, além da valorização dos professores e oferta de capacitações constantes, entre outras questões”, destacou.

O conselheiro também alertou para a necessidade de transparência das ações desenvolvidas na educação durante a pandemia, tanto na área administrativa quanto na pedagógica. “Os gestores devem ter cautela e adotar medidas que garantam a proteção de dados dos alunos, professores e comunidade escolar que utilizam plataformas de ensino remoto”, alertou.

A Semana da Educação terá entre os debatedores o diretor jurídico da Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Lieverson Perin; o auditor contador Darli Carlos Spanholo; e o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE), José Henrique Paim.

Você pode conferir a abertura do evento abaixo:

Texto: Priscila Oliveira

 

Vice Presidente de Relações Institucionais do IRB participa do Fórum do IBDF

Dia 29 de julho de 2020, pela amanha, ocorreu mais um encontro do Fórum Semanal de debates sobre direito financeiro do IBDF – Instituto brasileiro de direito financeiro. O tema da semana tratou da “Separação de poderes da LRF após o STF”, com Luiz Pavan e “Tribunais de Contas: da conformidade à governança democrática”, com a participação do Vice Presidente de Relações Institucionais do IRB, o Conselheiro Sebastião Helvecio Castro.

O debate está disponível aqui.

 

Reunião Comitê de Gestão de Pessoas

Comitê de Gestão de PessoasPela manhã de sexta (31) se reuniram os integrantes do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB, a fim de dar avanço aos trabalhos atuais do Comitê. Na reunião o grupo avançou no encaminhamento final dos trabalhos do mapeamento das competências de gestão de pessoas, além do desenvolvimento das trajetórias profissionais do pessoal de gestão de pessoas dos tribunais de contas.

A reunião também abordou a atuação do Comitê em relação ao acompanhamento das diretrizes do MMD-TC (Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas), um dos projetos que compõem o Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas – QATC. Na definição do plano de ação, o Comitê se comprometeu com a elaboração de um documento, contendo as sugestões de aprimoramento das diretrizes, que será encaminhado para a Atricon no auxílio do projeto.

Por fim, foi discutido o X Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, que está programado para 8 e 9 de outubro de 2020. O evento será sediado virtualmente pelo TCE-AL. Aguarde novidades!

 

Palestra do Vice Presidente de Desenvolvimento Institucional do IRB no MPAM

Na sexta também aconteceu o 10º Webinário do Ministério Público do Estado do Amazonas com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF. O palestrante convidado foi o Conselheiro do TCE/AM, Érico Xavier Desterro e Silva, que também é Vice Presidente de Desenvolvimento Institucional do IRB e Presidente do Comitê Técnico de Governança dos TCs. Na ocasião. o Conselheiro apresentou sobre a Atuação dos Órgãos de Controle durante Períodos de Emergência. Após a exposição,  a Dra. Sheyla Dantas Frota de Carvalho (Promotora de Justiça do MPAM) e Dr. Caio Lúcio Fenelon Assis Barros (Promotor de Justiça do MPAM) prosseguiram com um debate sobre o tema.

 

Reunião Comitê das Corregedorias e Ouvidorias

Convocada pelo Presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social, o Conselheiro Gilberto Jales do TCE/RN, a reunião de sexta (31) tratou da organização do Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas de 2020 e a publicação da a cartilha das corregedorias.

A cartilha, que teve sua primeira publicação em 2015, foi criada com o objetivo de ser uma orientação às Corregedorias para adequação aos critérios do marco de medição de desempenho dos Tribunais de Contas – MMDTC/ATRICON. Com o avanço e alterações do MMDTC, os quesitos das Corregedorias foram ampliados, de um foco de estrutura física para um foco de estrutura das ações das Corregedorias. Portanto, o grupo de trabalho da Cartilha das Corregedorias no ano de 2020 concentrou esforços na atualização do conteúdo da cartilha, que já se encontra nos estágios finais.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima