Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul concede honraria ao Coordenador do Bloco Brasileiro da ASUR, parceira institucional do IRB

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e Ex-Deputado Estadual, Conselheiro Marco Peixoto, foi condecorado com a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha, honraria máxima concedida pelo parlamento gaúcho. A solenidade foi realizada no dia 21 de dezembro, de 2022, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Atual Coordenador do bloco brasileiro da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur), parceira institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselheiro Marco Peixoto foi agraciado com a honraria em reconhecimento a sua relevante atuação para o fortalecimento da Administração Pública estadual e aperfeiçoamento do Controle Externo brasileiro.

Cerimônia

O Deputado Eric Lins presidiu a solenidade de outorga da medalha e, ao saudar o grande público presente, declarou que a presença de todos mostrava a credibilidade e o carinho pelo homenageado, afirmando que alguns indivíduos agem contra a natureza humana de simplesmente sobreviver e acabam abdicando de uma série de coisas em busca de servir ao público e aos seus semelhantes. “Marco Peixoto é um destes poucos indivíduos que fez esta escolha diferente de vida, diferente da grande maioria dos seres humanos que buscam apenas o individualismo. Ele escolheu correr risco na política e em outros setores e isso deve ser louvado”, declarou.

O Conselheiro Marco Peixoto, em sua fala, agradeceu a homenagem e confirmou que aproveitou a política para ajudar as pessoas. “Este foi meu lema desde que iniciei a vida pública”, reforçou. O agraciado contou detalhes da sua passagem pela Assembleia Legislativa Gaúcha, destacando que sua atuação como parlamentar foi voltada para construção de ações focadas no desenvolvimento social e econômico do estado. “Não importava se eu era situação ou oposição, sempre procurei os governadores com o intuito de ajudar a minha região e o meu estado”, declarou. Sobre a função de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, ele relatou que busca uma forma alternativa para orientar os gestores. “Neste ano de 2022 visitamos quase todo o Rio Grande do Sul, nos reunindo com quase 5 mil administradores públicos, através de nossos encontros regionais, para debater e passar orientações para minimizar os erros dos gestores”, explicou.

Representando a Presidência da Assembleia, o Deputado Ernani Polo garantiu que a solenidade foi uma das mais representativas que já havia acompanhado. “No que pude contar, esta homenagem conta com 15 parlamentares, sendo nove Ex-Presidentes do Legislativo”, pontuou. O Deputado Polo atestou que o Conselheiro Marco Peixoto, como parlamentar era atuante e dedicado à vida pública e como Conselheiro trabalha com sensibilidade e solidariedade, orientando preventivamente os gestores públicos.

Tags: ASUR, irb, tce-rs