Guia das Bibliotecas dos Tribunais de Contas

Em 2006, no 2º Encontro de Bibliotecários dos Tribunais de Contas – BIBLIOCONTAS, em Porto Alegre, surgiu a ideia da elaboração do Guia de Bibliotecas dos Tribunais de Contas do Brasil, cujo objetivo é possibilitar a identificação das bibliotecas e centros de informação das Cortes de Contas do Brasil.
Publicado pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro – TCMRJ, em 2008, o Guia trouxe informações importantes acerca de cada biblioteca, especificando os suportes existentes em cada acervo, as áreas de especialização de cada uma delas, produtos e serviços oferecidos, entre outros temas relevantes.
Com a necessidade de acréscimo de informações e atualização dos dados, elaboramos, em 2019, a 2ª Edição do Guia, no formato digital, permitindo melhor visualização dos trabalhos desenvolvidos, facilitando o intercâmbio do grupo BIBLIOCONTAS e a busca de informações necessárias para o exercício da atividade fim dos Tribunais.
Para reunir toda a informação aqui disponível foram enviados questionários elaborados pelo TCMRJ a todas as bibliotecas e centros de informação das Cortes de Contas. Portanto, os dados aqui existentes são de responsabilidade dos órgãos participantes e podem sofrer alterações.
Nosso sincero agradecimento a todos os Excelentíssimos Presidentes dos Tribunais de Contas de todo o Brasil e aos colaboradores das Bibliotecas e Centros de Informações pelo fornecimento dos dados necessários para o agrupamento do conteúdo deste Guia. Aos Tribunais de Contas
de Moçambique e Portugal, nossa congratulação especial, por nos honrarem com sua participação e envio do questionário para confecção do Guia.
Ademais, expressamos nosso reconhecimento e agradecimento especial à equipe da Biblioteca e da Diretoria de Publicações do TCMRJ, pelo apoio, dedicação e cooperação que foram de extrema valia para o êxito deste Guia.

Rio de Janeiro, novembro de 2019.
Selma Mota Cortines
Divisão de Biblioteca, Documentação e Legislação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima