Revista Técnica dos Tribunais de Contas _ Ano 1 nº 0
Temática: Auditoria e Controle
Autor: Cláudio Cherem de Abreu, Lúcia Helena Prujá, Salomão Antonio Ribas Junior
Coleção: RTTC

A Revista Técnica dos Tribunais de Contas (RTTC) tem por objetivo divulgar de forma sistemática artigos doutrinários sobre controle público. Espera-se que a contribuição dos estudiosos da área possa ser vista de forma seletiva e organizada.

Um exame do universo dos Tribunais de Contas mostrou que temos várias e importantes revistas técnicas e informativas editadas por boa parte dos Tribunais de Contas brasileiros. Assim, a RTTC não terá entre seus objetivos principais a originalidade. O que se buscará é divulgar nacionalmente estudos doutrinários e de casos concretos que venham a ser publicados por essas mesmas revistas.

Dessa forma, o papel esperado desta nova publicação é a sistematização desses estudos e a provocação pelo surgimento de novas opiniões sobre matérias relevantes no ambiente do controle público. Pela natureza dos órgãos representativos que editam ou cooperam com a edição da RTTC, a maioria dos artigos estará centrada na atuação dos Tribunais de Contas do Brasil. O que não prejudica o processo de cooperação internacional para a defesa do Erário. Também merecerão atenção editorial artigos de autores de outros países sobre controle público em geral e sobre o controle externo em particular. Afinal, o modelo de controle a cargo do Poder Legislativo contempla a existência de órgãos técnicos de controle externo. A denominação — Tribunais de Contas, Auditorias, Controladorias, Sindicaturas, entre
outros — varia de país para país, mas as características principais são iguais ou assemelhadas.