Compromisso com a infância e a educação marca participação do IRB em evento nacional dos Gaepes

Equipe Instituto Rui Barbosa

Representando o Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, a Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) e Membro da Diretoria do IRB, Cilene Salomão, participou da solenidade de abertura do I Encontro Nacional dos Gaepes – Gabinetes de Articulação Interinstitucional pela Educação Brasileira, realizado nesta quinta-feira (24/04), no Instituto Serzedello Corrêa (ISC) do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF.

Em sua fala, a Conselheira reforçou o compromisso do IRB com a melhoria das Políticas Públicas de educação e primeira infância, destacando o papel estratégico dos Comitês Técnicos dessas áreas. “Os Comitês Técnicos da Primeira Infância e o de Educação do IRB têm atuado de forma decisiva para transformar a realidade das nossas crianças e jovens. São duas áreas fundamentais que impactam diretamente o desenvolvimento social, econômico e humano do nosso país”, afirmou.

Durante sua participação, Cilene Salomão também compartilhou experiências exitosas do TCE de Roraima, com destaque para as ações do Pacto pela Primeira Infância. A iniciativa tem promovido transformações concretas no estado, contribuindo para o fortalecimento das Políticas Públicas municipais voltadas às crianças nos primeiros anos de vida.

Além da Conselheira Cilene Salomão, compuseram a mesa de abertura do evento as seguintes autoridades: Alessandra Gotti, Presidente-Executiva do Instituto Articule; Conselheiro Edilson Silva, Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); Conselheiro Luiz Antonio Guaraná, Presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio); e o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo Federal (MDS), Wellington Dias.

O evento, promovido pelo Instituto Articule, IRB e Atricon, com apoio da Fundação Marcopolo, do TCU e do CNPTC, reuniu representantes dos três Poderes, do Sistema de Controle Externo e da sociedade civil para debater soluções concretas para uma educação com mais qualidade e equidade.

O IRB tem participação ativa na consolidação dos Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepes), por meio do seu Comitê Técnico de Educação. Os Gaepes já operam em diversos estados e regiões do país e vêm se consolidando como importantes espaços de governança interinstitucional, promovendo avanços concretos na política educacional brasileira.

 

Depoimentos

“A educação tem o poder de transformar vidas, e o trabalho do Gaepe-Rondônia já demonstrou que outros agentes podem contribuir de maneira significativa nessa nobre missão de ensinar. Se a Administração Pública não serve para transformar vidas, devemos repensá-la.”
Conselheiro Edilson Silva, Presidente da Atricon

 

“Estamos todos aqui em prol das crianças e jovens do nosso país. Enfrentamos problemas sociais complexos. Sem diálogo, colaboração e trabalho conjunto, não conseguiremos lidar com os desafios que se apresentam. Os Gaepes são fóruns onde podemos chegar a boas soluções.”
Alessandra Gotti, Presidente-Executiva do Instituto Articule

 

“O combate à desigualdade social é uma responsabilidade compartilhada por todos os brasileiros. Temos boas parcerias com os Tribunais de Contas, como evidencia nossa atuação na Ilha de Marajó (PA).”
Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome