O Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur) são parceiros institucionais que atuam conjuntamente com o objetivo de promover a realização do intercâmbio internacional de informações, conhecimentos e experiências acerca do Controle Externo da Administração Pública. O bloco brasileiro da ASUR é coordenado pelo Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Conselheiro Marco Peixoto.
Em reconhecimento a sua relevante atuação para o fortalecimento da Administração Pública estadual e aperfeiçoamento do Controle Externo brasileiro, o Conselheiro Marco Peixoto será condecorado com a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A sessão solene será realizada às 18h, do dia 21 de dezembro, deste ano, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa Gaúcha. A condecoração atende à proposição do Deputado Eric Lins.
Marco Antonio Lopes Peixoto
Engenheiro Civil e especialista em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Lisboa – Portugal, o Conselheiro Marco Peixoto exerceu os cargos eletivos de vereador do município de Santiago-RS, de 1988 a 1990, e Deputado Estadual do Rio Grande do Sul no período de 1990 a 2006, com forte atuação na Casa Legislativa gaúcha, presidindo diversas Comissões Parlamentares. Marco Peixoto foi empossado Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul em 16 de dezembro de 2009, sendo o atual Vice-Presidente da Corte. O Conselheiro Marco Peixoto atua, também, como Coordenador do Bloco Brasileiro da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), parceira institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Medalha do Mérito Farroupilha
A Medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima da Assembleia Legislativa do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, sediada no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. É uma medalha destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. A condecoração foi criada em 1995. A medalha consiste em uma faixa com as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul (amarelo, vermelho e verde) e uma estrela de oito pontas.