O Programa Ciência e Gestão pela Educação (PCGE), resultado do projeto de PhD conduzido pelo Conselheiro Felipe Galvão Puccioni, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), foi destaque na edição do programa Fantástico, da TV Globo, desse domingo (07/07).
O PCGE teve como objetivo identificar os impactos da melhoria na gestão das escolas públicas sobre o aprendizado dos alunos, e teve como laboratório o munícipio do Rio de Janeiro.
“O projeto busca melhorar a eficiência das escolas, no cuidado com os seus professores e seus alunos, na melhoria do aprendizado, na melhoria da entrega de aprendizado que a escola provê. Isso tudo a partir de práticas de gestão já consolidadas na literatura acadêmica mundial”, explicou Puccioni.
Quarenta escolas públicas do ensino fundamental do município carioca foram selecionadas aleatoriamente para receber, durante dois anos, um programa focado na melhoria da gestão. Após o período de estudo, Puccioni então comparou o aprendizado dos estudantes nessas escolas selecionadas com o desempenho dos alunos em outras escolas públicas do município que não participaram do programa.
O Programa apontou um aumento no aprendizado de cerca de 60% em português e matemática, além de uma redução da taxa de evasão escolar de 29%, tudo a um custo médio de R$ 45,00 por aluno. O conteúdo aprendido pelos alunos nessas matérias durante os dois anos do projeto (2021 a 2022), nas 40 escolas selecionadas, foi o equivalente ao que seria aprendido, na média do conjunto de escolas municipais do Rio, em três anos e três meses.
O Diretor do IRB destaca que se o PCGE fosse aplicado nas 163 mil escolas públicas brasileiras, o país sairia de um cenário onde ocupa a 65ª posição no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA, para patamares iguais aos dos países europeus. “O Brasil tem um investimento baixo por aluno em relação aos países da Europa, por exemplo; além desse baixo investimento, o gasto é ineficiente. O programa vem no sentido de ver qual o tipo de intervenção é melhor para eu investir recursos públicos, para gerar o máximo de aprendizado possível”, finalizou.
O programa pode ser assistido na íntegra por meio do link: https://globoplay.globo.com/v/12738510/.