O Conselheiro Herneus De Nadal assumiu, nessa segunda-feira (13), a presidência do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) para a gestão 2023-2025. Durante a sessão especial realizada na sede da Corte de Contas catarinense, foram empossados, também, os Conselheiros José Nei Ascari e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior nos cargos de Vice-Presidente e de Corregedor-Geral, respectivamente.
O Instituto Rui Barbosa (IRB) esteve representado durante o evento, por seu Presidente, Conselheiro Edilberto Pontes, que integrou a mesa de honra da solenidade, acompanhado pelos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual, os presidentes das entidades representativas do Sistema Tribunais de Contas e do Ministério Público de Contas.
Em seu discurso, o Conselheiro Herneus abordou a importância da participação dos cidadãos na tarefa de fiscalização. “É legítimo e saudável que a sociedade questione o uso dos recursos públicos através do controle social. E esse comportamento se faz necessário para o fortalecimento da gestão, voltada para o cidadão”, afirmou. “Aprendi, nos tempos de exceção, os ensinamentos de Ulysses, Tancredo, Pedro Ivo Campos e Luiz Henrique da Silveira: que a liberdade e a democracia são um patrimônio inalienável do povo brasileiro”, concluiu.
O Conselheiro finalizou sua fala reiterando que a sua gestão dará continuidade às medidas inovadoras adotadas, especialmente, nos últimos quatro anos, e que deverão ser aprimorados os mecanismos de governança pública para a melhoria do aparato estatal como um todo.