O Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública – IEGE/IEGM do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou sua primeira reunião deste ano, na última segunda-feira (24/02), dando início, oficialmente, a aplicação do IEGM 2025 (exercício de 2024).
A Presidente do Comitê Técnico e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Conselheira Cristiana Castro de Moraes, abriu a reunião apresentando uma retrospectiva do trabalho do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) Brasil que se iniciou em 2015, destacando os avanços alcançados, a importância do IRB no fortalecimento do IEGM e, principalmente, o papel dos técnicos que se dedicam ao trabalho em seus respectivos Tribunais.
Em 2024, o IEGM foi aplicado por 24 Tribunais de Contas, abrangendo 3.721 municípios brasileiros, disponibilizando um rico banco de dados de 78% das gestões públicas municipais nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção das cidades e governança de Tecnologia da Informação (TI). Esses dados estão consolidados no Portal do IEGM Brasil, acesse clicando AQUI.
Dando continuidade à pauta da reunião, a Coordenadora do Comitê Técnico e servidora do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Marília Carvalho, destacou a importância de se trabalhar esses dados, contidos na Plataforma do IEGM Brasil, e transformá-los em informação e conhecimento para subsidiar o trabalho das Cortes de Contas, assim como auxiliar a gestão pública em seus planos de ações. A coordenadora destacou, ainda, o papel avaliativo do IEGM e a importância das análises que podem e devem ser realizadas e usufruída por todos os interessados, visando uma gestão pública mais efetiva.
Ainda durante o encontro, apresentou-se o calendário de ações para 2025 do Comitê, as melhorias incorporadas no processo do IEGM desde 2023 e uma proposta de validação nacional. O próximo encontro do grupo ocorrerá durante a programação do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, evento realizado pelo IRB e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), em maio de 2025, na cidade de Manaus-AM.