IRB indica membros para a CTCONF

IRB encaminha ofício aos Tribunais de Contas para indicação do Grupo Técnico de Alinhamento da CTCONF

No dia 08 de maio (sexta-feira), o Instituto Rui Barbosa, juntamente com a Atricon, encaminhou o Ofício nº 67/2020 para que cada Tribunal de Contas indique membro para o Grupo Técnico de Alinhamento, nos termos da Portaria Conjunta IRB/Atricon nº 11/2020, além de coletar manifestações que subsidiarão a votação que ocorrerá na primeira reunião da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação – CTCONF.

O IRB indicou os seguintes membros para comporem a referida Câmara Técnica:

Titular: INALDO DA PAIXÃO SANTOS ARAÚJO, Conselheiro do Tribunal de Contas Da Bahia;

Suplente: SEBASTIÃO HELVECIO RAMOS DE CASTRO, Vice Presidente de Relações Institucionais do IRB e Conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais;

Assistentes técnicos: LEANDRO MENEZES RODRIGUES, Analista de Controle do Tribunal de Contas do Paraná Leandro Menezes; e JORGE CARVALHO, Auditor de Controle do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

A CTCONF foi criada em 2017 pela Portaria STN nº 767, de 15 de setembro de 2017, com o objetivo de subsidiar a elaboração, pela Secretaria do Tesouro Nacional, das normas gerais relativas à consolidação das contas públicas, dentre elas a apreciação das alterações do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e do Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF) propostas pelo órgão central de contabilidade da União.

Porém, o Decreto nº 9.759, de 11 de abril de 2019, extinguiu e estabeleceu diretrizes, regras e limitações para os colegiados da administração pública federal. Nesse sentido, de acordo com as diretrizes estabelecidas no normativo legal, a câmara técnica deveria ser recriada por meio de decreto seguindo algumas premissas, o que aconteceu com a publicação do Decreto nº 10.265/2020, tendo sido definida uma nova roupagem.

Nesse novo formato, no dia 04/06/2020, ocorrerá a primeira reunião, a qual, excepcionalmente, será realizada por meio de videoconferência, contando com a participação exclusiva dos membros e suplentes indicados pelos órgãos que compõem a Câmara Técnica, como consequência da pandemia de importância internacional do COVID-19.

A pauta contará com os seguintes assuntos:

  • Aprovação do novo regimento interno da CTCONF, em decorrência de sua recriação pelo Decreto nº 10.265 de 2020;
  • Aprovação do PCASP 2021; e
  • Aprovação da 11ª edição do Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF.

Embora o PCASP 2021 e a 11ª edição do Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF tenham sido objeto de consulta pública por parte da Secretaria do Tesouro Nacional, o Ofício IRB/Atricon nº 67/2020 ao solicitar a indicação do membro do Grupo Técnico de Alinhamento, também disponibiliza link para acessar formulário por meio do qual a entidade registrará o posicionamento do respectivo Tribunal de Contas, com as devidas sugestões, para que estas sejam consideradas no voto dos representantes do IRB e Atricon.

O preenchimento do formulário deverá ser realizado até o dia 29 de maio de 2020.

 

*Matéria produzida por Leandro Menezes (auditor de controle externo do TCEPR)

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima