Thiers Montebello

Instituto Rui Barbosa homenageia o Conselheiro Thiers Montebello

O presidente do Instituto Rui Barbosa Ivan Bonilha e Diretoria homenageiam o Conselheiro Thiers Montebello por ter cumprido uma jornada de excelência, inspiração e grande relevância ao Sistema de Controle Externo dos Tribunais de Contas. Hoje o Controle Externo possui essa dimensão devido ao esforço de pessoas como Vossa Excelência. Obrigado Presidente Thiers Montebello.

Assista o vídeo do Presidente do Instituto Rui Barbosa, Ivan Bonilha, em homenagem ao Conselheiro Montebello abaixo:

 

Membros da Diretoria do IRB prestaram suas homenagem ao Conselheiro. Confira:

“Na Presidência da Abracom e na dedicação ao Controle Externo do Brasil, Thiers Montebello escreveu a história de um grande líder! Fidalgo, companheiro é arauto de sucesso em tudo que faz!”

Vice Presidente de Relações Institucionais – Sebastião Helvecio Ramos de Castro

“Ao tempo que parabenizo o Conselheiro Thiers pela longa trajetória em um órgão de extrema importância para o exercício do controle externo, desejo nas suas jornadas muita serenidade e discernimento para defender os bons princípios exigidos dos julgadores.”

Vice Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão – Inaldo Santos da Paixão Araújo

“Thiers combateu o bom combate e deixa um legado significativo para as atuais e futuras gerações dos que integram os Tribunais de Contas. Que a nova fase de sua vida seja produtiva e feliz!”

 

Vice Presidente de Auditoria – Edilberto Pontes

“O Conselheiro Thiers Montebello, nas últimas três décadas, esteve ativamente presente na construção do sistema de controle externo brasileiro e na consolidação dos tribunais de contas como órgãos de excelência. Por intermédio dos entes associativos, das instituições ligadas aos tribunais de contas e pela sua atuação em seu próprio Tribunal, teve destacada e extraordinária participação na reformulação desses órgãos de controle, para conforma-los ao modelo traçado pela Constituição de 1988.”

Vice presidente de desenvolvimento institucional – Érico Xavier Desterro e Silva 

“Nossa homenagem a quem sempre se dedicou ao aprimoramento do controle externo. Que essa nova etapa da vida seja também repleta de grandes realizações. Parabéns!”

Vice presidente de desenvolvimento e políticas públicas – Sidney Estanislau Beraldo 

Merecida e justa a homenagem ao Conselheiro Thiers. O nosso TCE/RS prestou homenagem em sessão plenária na última quarta-feira. Parabéns pela trajetória.

Tesoureiro Algir Lorenzon 

Homenagem CNPTC e Entidades de Controle Externo ao Conselheiro Thiers Monetebello

Trajetória do Conselheiro Thiers Montebello

Nascido em 1946, no Rio de Janeiro, Bacharel em Direito, ingressou como autoridade policial, em 1973 e no fim de carreira, em 1979, Delegado de Polícia. Exerceu vários cargos comissionados e de deliberações coletivas, entre os quais os de Diretor da Divisão de Ensino na Acadepol, Presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Presidente do Detran. Recebeu, entre outras condecorações, Medalha Tiradentes; Título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro, Colar do Mérito do Judiciário, Colar do Mérito do Tribunal Regional Eleitoral, Colar do Mérito da Justiça Criminal.

Vereador em 1992 sendo líder do PMDB. Por unanimidade foi eleito pela Câmara Municipal, em 1993, para assumir a função de Conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro em 4 de junho de 1993.

Em 2001 foi empossado como Presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, onde exerce a referida função até o dia atual (Fonte: diariodorio.com).

Qual sua contribuição para o Controle Externo?

Com atuação expressiva no Sistema de Controle Externo, o Cons. Thiers Montebello conduziu ações e incorporou grandes temas nos debates no âmbito das Associações Representativas do Controle Externo, incluindo ATRICON e IRB.

Foi um dos idealizadores e fundadores da Associação Brasileiras dos Tribunais de Contas dos Municípios com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento do Controle Externo e defesa das prerrogativas e competências constitucionais das Cortes de Contas.

Juntamente com IRB e ATRICON, na Presidência da ABRACOM, promoveu a integração das entidades na aquisição de uma sede conjunta em Brasília.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima