IRB comemora 48 anos de existência com eventos do XII Educontas, 4º Encontro Técnico de Governança e TI e Live Proposta para Reforma do Sistema Orçamentário Constitucional

No dia 12º dia de outubro de 1973, consolidava-se com o registro da “Escritura Pública de Constituição” a criação do então Instituto Ruy Barbosa, a entidade de apoio técnico aos Tribunais de Contas Brasileiros.

O IRB celebra seus 48 anos de história na função de aprimorar as atividades exercidas pelos tribunais de contas, por meio da promoção de estudos, pesquisas, capacitações, seminários e congressos, é conhecido por ser o “braço acadêmico” do Sistema de Controle Externo, por conta dos seus eventos, seminários, congressos, revistas técnicas, livros, e por este motivo é que recebeu o slogan de ser A CASA DO CONHECIMENTO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS.

Para alcançar suas finalidades estatutárias, o IRB é estruturado administrativamente em 5 (cinco) Vice Presidências:

  • Relações Institucionais,  busca parceiros nacionais e internacionais, por meio de acordos ou convênios, para desenvolver projetos ou ações. Mais informações sobre os acordos e convênios: clique aqui
  • Desenvolvimento Institucional,  busca desenvolver ações de cooperação e em rede sobre as várias áreas dos Tribunais de Contas, como por exemplo: setores das ouvidorias, corregedorias, jurisprudência, bibliotecas, secretários de controle externo, assessorias de comunicação, gestão de TI nos Tribunais, gestão de pessoas dos TCs, etc. Mais informações, clique no menu Aprimora TC
  • Auditoria, é responsável pelas ações de tradução das normas internacionais de auditoria, publicação das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público e auxiliar os Tribunais na implementação destas normas. Saiba mais.
  • Políticas Públicas: cuida das ações para aprimoramento na fiscalização das políticas públicas, inclusive por meio o uso de indicadores, com destaque para o índice de eficiência da gestão municipal – IEGM e índice de eficiência da gestão estadual – IEGE. Saiba mais no menu Políticas Públicas.
  • Ensino, Pesquisa e Extensão: desenvolve as ações de capacitação de difusão do conhecimento, por meio dos :                                                            – Eventos do IRB (Fórum Nacional de Auditoria, Seminário Ibero Americano de Direito e Controle, Congresso Internacional dos Tribunais de Contas – CITC, Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas – CICPP e Encontros Nacionais – ENCOR, ENCOV, JURISTCS, BIBLIOCONTAS, EDUCONTAS)
    – Revista Técnica dos Tribunais de Contas
    – Coleção IRB-Fórum
    – Biblioteca IRB
    – Videoteca IRB
    – Ações da Rede das Escolas de Contas (Portal das Escolas, Portal de Cursos, Banco de Talentos, Programa de Formação do Auditor de Controle Externo)

Para comemorar essa semana tão especial  de aniversário de 48 anos do Instituto Rui Barbosa, nos dias 14 e 15   grandes eventos serão realizados em conjunto com os Tribunais de Contas do Estado do Rio Grande do Sul,  Tribunal de Contas do Estado do Paraná e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Dias 14 e 15/10

  • XII Educontas – Os Tribunais de Contas e a Sociedade no pós-pandemia;
  • 4º Encontro Técnico de Governança e TI dos Tribunais de Contas do Brasil;

Dia 15/10 

  •  Aniversário de 48 anos do Instituto Rui Barbosa – Proposta para Reforma do Sistema Orçamentário Constitucional

Veja as informações e inscrições na agenda do IRB, clique aqui

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima