IRB e TCU finalizam revisão da tradução para o português dos Manuais de Auditoria da INTOSAI

Equipe Instituto Rui Barbosa

Nessa quarta-feira (13/12), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, o Presidente do Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Inaldo Araújo da Paixão, Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), reuniu-se com Auditores Federais de Controle Externo do TCU e com o Superintendente Técnico da Corte de Contas baiana, para tratar dos ajustes finais sobre os produtos da tradução para a língua portuguesa dos Manuais de Auditoria da IDI – Iniciativa da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) para o Desenvolvimento.

As versões em português dos Manuais de Implementação das ISSAIs foram oficialmente lançados durante o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), realizado em Fortaleza-Ceará, no período de 29 de novembro a 1º de dezembro, deste ano.

Foram lançados os Manuais de Auditoria Financeira, de Auditoria Operacional e de Auditoria de Conformidade, que podem ser acessados clicando AQUI.

Durante o lançamento foi informado que o esforço para aproveitar o momento do Congresso levou à necessidade de postergar a revisão e os ajustes finais, para não se perder uma oportunidade tão importante para a maior disseminação da utilização dos Manuais de Auditoria.

Os Manuais de Auditoria da IDI/Intosai são instrumentos fundamentais para apoiar a utilização das normas profissionais de auditoria e contribuirão para o maior aperfeiçoamento e padronização das atividades do Controle Externo em todo o país.