O Instituto Rui Barbosa, (IRB), integrante do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação no Brasil (Gaepe Brasil), participou na tarde de terça-feira, dia (17/5), da cerimônia de assinatura de adesão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao Pacto Nacional pela Educação, em Brasília.
O documento foi firmado pelo presidente do CNJ, ministro do STF, Luiz Fux. Na solenidade estiveram presentes o presidente do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (Foninj), conselheiro Richard Pae Kim (CNJ) e membros das organizações signatárias do pacto.
A adesão do CNJ ao Pacto materializa o compromisso institucional do órgão de controle do Judiciário em integrar o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação no Brasil (Gaepe-Brasil), instância de cooperação para tornar mais ágeis as ações direcionadas à educação.
O gabinete Gaepe – Brasil é uma instância integrada por vários Poderes, órgãos e colegiados, e tem por objetivo proporcionar respostas mais efetivas para os desafios do ensino público brasileiro. Sua coordenação é de responsabilidade do Instituto Articule, que tem, entre seus integrantes, o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
Neste evento, o presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Rodrigo Coelho, que também é vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (ES), representou o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE).
Com informações da Atricon e CNJ.