IRB PARTICIPA DE EVENTO SOBRE ESTRATÉGIAS DE TRANSFORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

Na última segunda-feira, (11/04), o Instituto Rui Barbosa (IRB) participou do evento “Educação em pauta: estratégias de transformação” realizado pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

 

O encontro teve como objetivo ampliar a discussão sobre a política educacional brasileira, as estratégias de sucesso de colaboração e boas práticas adotadas por outros órgãos de controle para a melhoria da educação.

 

Durante a programação, o presidente do Comitê de Educação do IRB, e vice-presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Coelho proferiu palestra “A necessária definição de uma agenda comum na educação”.

 

Em sua palestra o vice-presidente do TCE-ES enfatizou a importância das escolhas dos gestores para melhorar a qualidade da educação no País e destacou o papel do controle nessas escolhas. Para ele, “muitas vezes os gestores olham o controle com distância, mas esquecem que no conceito de gestão o controle está presente e não haverá gestão se não houver controle”.

 

A manhã de debates fez parte das atividades do Programa Na Ponta do Lápis, que tem ações integradas de controle, de cooperação com gestores públicos e sociedade.

Durante a ocasião, foi assinado entre o TCE mineiro e a Secretaria Estadual de Educação o Termo de Cooperação para implementação do aplicativo Na Ponta do Lápis para a Rede Estadual de Ensino.

 

O App, gratuito e disponível para download nas plataformas Android e IOS, permite a alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar responder questionários sobre a qualidade das instalações físicas das escolas e relatos sobre questões estruturais auxiliando no direcionamento do uso dos recursos públicos para melhorias no setor.

 

O acontecimento foi na modalidade presencial e teve sua transmissão pelo canal no YouTube do TCE-MG.

 

Sobre o evento

 

O encontro foi mediado pelo conselheiro do TCE-MG e idealizador do Programa na Ponta do Lápis, Cláudio Terrão, e contou com a presença do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Espírito Santo (TCE-ES) e presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, Rodrigo Coelho, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás Fabrício Motta e da presidente do Instituto Articule-se, Alessandra Gotti.

Com informações e imagens do TCE-MG

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima