Representando o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselheiro Sebastião Helvecio, e o Conselheiro Antônio Fernando Malheiro, do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), participaram do Painel de Referência – Melhoria da gestão da carteira de Obras Paralisadas, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O evento, realizado de forma virtual, reuniu especialistas na área de obras públicas e que atuam nos mais diversos segmentos da Administração Pública, além de professores universitários, representantes de empresas privadas e sociedade civil organizada para debaterem acerca dos achados obtidos em Auditoria realizada pelo TCU com foco nas obras paralisadas em todo o país.
A auditoria foi coordenada pelo TCU e contou com a participação de 18 Tribunais de Contas brasileiros no âmbito da Rede Integrar. Teve por objetivo conhecer as iniciativas implementadas e, em andamento, nas três esferas da Federação para retomada das obras paralisadas, bem como identificar soluções e critérios que possibilitem disseminar aos órgãos e gestores públicos boas práticas para a melhoria da gestão da carteira de obras paralisadas.
As contribuições apresentadas pelos especialistas durante o Painel de Referência serão consolidadas e anexadas ao relatório da auditoria que será posteriormente apreciado pelo Plenário do Tribunal de Contas da União.
Os dados sobre as obras paralisadas em todo o país podem ser acessados no Painel Informativo – Acompanhamento de Obras Paralisadas, plataforma desenvolvida pelo TCU.