No dia 30 de maio, o Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública – IEGE/IEGM do Instituto Rui Barbosa (IRB) realizou, de forma virtual, reunião que contou com a participação de todos os integrantes da Rede Indicon – Rede Nacional de Indicadores Públicos.
A Rede Indicon tem a finalidade de compartilhar instrumento de medição do desempenho da gestão pública brasileira, boas práticas e o conhecimento deles advindos na avaliação da gestão pública, bem como auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo controle externo, sendo seu indicador padrão o Índice da Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).
Durante a reunião, a Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Cristiana de Castro Moraes, Presidente do Comitê, trouxe ao conhecimento de todos a contratação, aprovada na Reunião do Conselho Fiscal e de Diretoria do IRB, de uma empresa que fará o processo de ponta a ponta do IEGM-Brasil: coleta, recepção, cálculo, consolidação e disponibilização.
Esta contratação é uma importante e significativa conquista da Rede, uma vez que padroniza o processo nacional, conferindo segurança e confiabilidade aos dados; fomenta o engajamento dos Tribunais de Contas na Rede Indicon e permite a existência de uma base de dados nacional, hospedada no site do IRB, com informações das gestões municipais com perenidade, fácil acesso e inteligíveis a todos os interessados: controle externo, gestão municipal, academia e sociedade.
Outro benefício desta nova sistemática é que ela permite aos Tribunais direcionarem seus esforços para o que mais importa: produtos e análise dos dados do IEGM.
Por fim, foi deliberado sobre os próximos passos da Rede Indicon, o calendário e ações de 2023, bem como sobre a retomada dos trabalhos com o Índice da Efetividade da Gestão Estadual (IEGE).