Na COP27 Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB ministra palestra sobre controle ambiental na Amazônia

Equipe Instituto Rui Barbosa

A cidade de Sharm El Sheikh, no Egito, está sediando a 27ª edição da COP (Conference of the Parties), que integra as ações desenvolvidas pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A COP27 teve início no dia 06 novembro e seguirá até o dia 18 do mesmo mês, com o objetivo principal de estabelecer planos de ações que possam conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente.

Durante a conferência, os países participantes devem definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris, apresentando os compromissos que estão sendo trabalhados por eles e indicando a previsibilidade ao financiamento climático. Neste sentido, as nações envolvidas nas discussões da COP27 deverão debater sobre a adaptação climática, mitigação dos Gases de Efeito Estufa (GEE), o impacto climático na questão financeira e a colaboração para conter o aquecimento global.

Tribunais de Contas e a COP27

Nesta segunda-feira (14) o Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade, do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Júlio Pinheiro, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), participou das ações referentes ao dia temático: água, proferindo palestra sobre “O Controle Ambiental na Amazônia”.

O Conselheiro Júlio Pinheiro apresentou os aspectos relevantes às mudanças ambientais que tem influenciado na mortalidade dos peixes na região amazonense, bem como os resultados de auditorias ambientais sobre o manejo de resíduos sólidos, unidades de conservação, licenciamento, manejo florestal, crédito de carbono e mudanças climáticas realizadas pela Corte de Contas Amazonense.

A Programação completa da COP27 está disponível para acesso no site exclusivo do evento: https://cop27.eg/#/.