História

O Instituto Rui Barbosa completa 47 anos de história!

No dia 12º dia de outubro de 1973, consolidava-se com o registro da “Escritura Pública de Constituição” a criação do então Instituto Ruy Barbosa, a entidade de apoio técnico aos Tribunais de Contas Brasileiros.

A proposta de criação da entidade hoje conhecida como a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas partiu do Conselheiro Nelson Marcondes do Amaral, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), no Congresso da Independência, em 1972, que sugeriu a criação de uma entidade de direito privado, porém

História
Conselheiro Nelson Marcondes do Amaral

“uma fundação incrustada nos Tribunais de Contas, por isso mesmo sob seu controle, direcionada para pesquisa, estudo, investigação sobre métodos e controle na fiscalização orçamentária e financeira na órbita de competência dos Tribunais de Contas.”

Sua subsistência se faria por meio de subvenções de natureza pública ou privada e mesmo de recursos advindos de serviços técnicos prestados, como a realização de concursos, treinamento de pessoal, pesquisas, etc. Sua direção seria definida estatutariamente pelos Tribunais de Contas, seus instituidores.

História
Na imagem, o Plenário do VII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, em sessão plenária, no Teatro da Paz, em Belém/PA.

Saiba mais sobre a história do Instituto acessando aqui.

Ao longo de sua história, o IRB recebeu adesão de todos os tribunais de contas dos estados e de municípios, tendo em 2019 todos os 32 tribunais como membros titulares.

Sua função, entre outras, é aprimorar as atividades exercidas pelos tribunais de contas, por meio da promoção de estudos, pesquisas, capacitações, seminários e congressos.

A atuação do IRB

O Instituto Rui Barbosa (IRB), a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas, é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter nacional, fundada em 1973 pelos tribunais de contas do Brasil, desenvolve estudos e pesquisas sobre métodos e procedimentos, articula ações entre estas instituições e a academia, difunde boas práticas e ações inovadoras, publica obras e trabalhos técnicos da área, fomenta ações de capacitações de servidores públicos, organizações não governamentais e sociedade em geral.

Comemorando mais um ano de existência, renova-se o compromisso do IRB de promover a construção e a difusão de conhecimentos para o aprimoramento do sistema de contas, sempre no intuito de responder à demanda da sociedade por um serviço público efetivo e de qualidade.

Homenagem da Diretoria do IRB História História

 Nos siga nas redes!

Instagram: @irbcontasorg

Facebook: irbcontasorg/

 

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima